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A Despesa pública é a aplicação do dinheiro arrecadado pelo Estado por meio de impostos, taxas, transferências ou outras fontes para custear os serviços de ordem pública ou para investir no desenvolvimento econômico do estado. É o compromisso de gastos dos recursos públicos, autorizados pelo Poder competente, com a finalidade de atender a uma necessidade da coletividade prevista no orçamento.

A execução da despesa é realizada seguindo os três estágios presentes na Lei Federal nº 4.320/64:

- Empenho: etapa em que o governo reserva o dinheiro que será pago quando o bem for entregue ou o serviço concluído;
- Liquidação: etapa em que se verifica se o governo recebeu aquilo que comprou. Ou seja, quando se confere que o bem foi entregue corretamente ou que a etapa da obra foi concluída como acordado; e,
- Pagamento: caso esteja tudo certo com as fases anteriores, o governo está autorizado a fazer o pagamento, repassando o valor ao fornecedor ou prestador de serviço.

Para acessar os dados da despesa pública, o Portal da Transparência traz informações sobre a execução financeira e orçamentária da despesa pública do Estado de Minas Gerais através dos dados extraídos do
SIAFI/MG Sistema Integrado de Administração Financeira de Minas Gerais.Ver no glossário
. Os dados estão disponíveis desde o ano de 2002 e são atualizados diariamente no formato D+1.

As informações dessa consulta de despesa incluem apenas as informações do Estado de Minas Gerais (Poder Executivo, Legislativo e Judiciário). As informações das despesas públicas dos municípios mineiros devem ser obtidas diretamente no portal da transparência do município desejado, conforme determina a Lei Complementar nº 131.

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Órgão: Secretaria De Estado De Cidades E De Integracao Regional

Elemento de Despesa: Passagens E Despesas Com Locomocao

Favorecido: R Moraes Agencia De Turismo Ltda

Período: 01/01/2017 a 31/12/2017

Dados atualizados em: 26/04/2025

Valores em R$
Empenho Data de Registro do Empenho Valor Empenhado Valor Liquidado Valor Pago Valor Pago em Restos a Pagar
35 11/04/2016 0,00 0,00 0,00 1.294,50
10 18/01/2017 5.676,07 5.676,07 3.034,85 0,00
13 19/01/2017 9.461,52 9.461,52 9.461,52 0,00
17 24/01/2017 3.626,56 3.626,56 3.626,56 0,00
18 24/01/2017 0,00 0,00 0,00 0,00
19 24/01/2017 6.307,85 6.307,85 6.307,85 0,00
36 15/02/2017 28.113,99 28.113,99 28.113,99 0,00
105 11/05/2017 0,00 0,00 0,00 0,00
106 11/05/2017 0,00 0,00 0,00 0,00
110 16/05/2017 1.211,54 1.211,54 1.211,54 0,00
117 23/05/2017 7.693,45 4.763,78 4.412,85 0,00
125 08/06/2017 14.245,13 14.245,13 11.903,11 0,00
200 20/09/2017 2.165,56 2.165,56 0,00 0,00
210 02/10/2017 0,00 0,00 0,00 0,00
236 28/11/2017 10.000,00 5.435,90 0,00 0,00
235 28/11/2017 4.400,20 492,84 0,00 0,00
237 28/11/2017 12.000,00 8.967,79 8.967,79 0,00
SUBTOTAL:
TOTAL GERAL: 104.901,87 90.468,53 77.040,06 1.294,50
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Glossário

Exemplo:"Nomeação"