Acessibilidade | |

A Despesa pública é a aplicação do dinheiro arrecadado pelo Estado por meio de impostos, taxas, transferências ou outras fontes para custear os serviços de ordem pública ou para investir no desenvolvimento econômico do estado. É o compromisso de gastos dos recursos públicos, autorizados pelo Poder competente, com a finalidade de atender a uma necessidade da coletividade prevista no orçamento.

A execução da despesa é realizada seguindo os três estágios presentes na Lei Federal nº 4.320/64:

- Empenho: etapa em que o governo reserva o dinheiro que será pago quando o bem for entregue ou o serviço concluído;
- Liquidação: etapa em que se verifica se o governo recebeu aquilo que comprou. Ou seja, quando se confere que o bem foi entregue corretamente ou que a etapa da obra foi concluída como acordado; e,
- Pagamento: caso esteja tudo certo com as fases anteriores, o governo está autorizado a fazer o pagamento, repassando o valor ao fornecedor ou prestador de serviço.

Para acessar os dados da despesa pública, o Portal da Transparência traz informações sobre a execução financeira e orçamentária da despesa pública do Estado de Minas Gerais através dos dados extraídos do
SIAFI/MG Sistema Integrado de Administração Financeira de Minas Gerais.Ver no glossário
. Os dados estão disponíveis desde o ano de 2002 e são atualizados diariamente no formato D+1.

As informações dessa consulta de despesa incluem apenas as informações do Estado de Minas Gerais (Poder Executivo, Legislativo e Judiciário). As informações das despesas públicas dos municípios mineiros devem ser obtidas diretamente no portal da transparência do município desejado, conforme determina a Lei Complementar nº 131.

Monte sua Consulta

Monte aqui uma nova consulta com informações detalhadas por meio de várias combinações.

Monte sua pesquisa

Órgão: Secretaria De Estado De Desenvolvimento Agrario

Elemento de Despesa: Diarias - Civil

Período: 01/01/2017 a 31/12/2017

Dados atualizados em: 24/04/2025

Valores em R$
Favorecido CNPJ/CPF Valor Empenhado Valor Liquidado Valor Pago Valor Pago em Restos a Pagar
ANDRE LUIZ MARINHO ***707406** 307,50 307,50 307,50 0,00
CANDIDO ALOISIO DE CARVALHO ***994686** 1.652,50 1.652,50 1.652,50 0,00
COSME AMARAL COSTA ***602746** 1.707,50 1.707,50 1.707,50 0,00
DIARIAS DE VIAGENS/PASSAGENS 99999959857 306.078,75 306.078,75 316.917,10 0,00
DIRCEU AFONSO DE ALMEIDA SOUZA ***395806** 2.105,00 2.105,00 2.105,00 0,00
EMILIA DAS GRACAS RESENDE ***646396** 4.637,50 4.637,50 4.637,50 0,00
MARCELINO INCALADO MARQUEZ ***705836** 307,50 307,50 307,50 0,00
MARCO AURELIO LUCAS ***411066** 552,50 552,50 552,50 0,00
MARCO AURELIO SORIANO TAVARES ***865466** 552,50 552,50 552,50 0,00
MARIANA MORET BARRETO ***913246** 577,50 577,50 577,50 0,00
RICARDO FRANCISCO PEREIRA DA SILVA ***789116** 3.780,00 3.780,00 3.780,00 0,00
VILSON CARDOSO MACHADO ***530056** 577,50 577,50 577,50 0,00
ZUZILEISON OLIVEIRA MOREIRA ***538796** 577,50 577,50 577,50 0,00
SUBTOTAL:
TOTAL GERAL: 323.413,75 323.413,75 334.252,10 0,00
×
Glossário

Exemplo:"Nomeação"