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A Despesa pública é a aplicação do dinheiro arrecadado pelo Estado por meio de impostos, taxas, transferências ou outras fontes para custear os serviços de ordem pública ou para investir no desenvolvimento econômico do estado. É o compromisso de gastos dos recursos públicos, autorizados pelo Poder competente, com a finalidade de atender a uma necessidade da coletividade prevista no orçamento.

A execução da despesa é realizada seguindo os três estágios presentes na Lei Federal nº 4.320/64:

- Empenho: etapa em que o governo reserva o dinheiro que será pago quando o bem for entregue ou o serviço concluído;
- Liquidação: etapa em que se verifica se o governo recebeu aquilo que comprou. Ou seja, quando se confere que o bem foi entregue corretamente ou que a etapa da obra foi concluída como acordado; e,
- Pagamento: caso esteja tudo certo com as fases anteriores, o governo está autorizado a fazer o pagamento, repassando o valor ao fornecedor ou prestador de serviço.

Para acessar os dados da despesa pública, o Portal da Transparência traz informações sobre a execução financeira e orçamentária da despesa pública do Estado de Minas Gerais através dos dados extraídos do
SIAFI/MG Sistema Integrado de Administração Financeira de Minas Gerais.Ver no glossário
. Os dados estão disponíveis desde o ano de 2002 e são atualizados diariamente no formato D+1.

As informações dessa consulta de despesa incluem apenas as informações do Estado de Minas Gerais (Poder Executivo, Legislativo e Judiciário). As informações das despesas públicas dos municípios mineiros devem ser obtidas diretamente no portal da transparência do município desejado, conforme determina a Lei Complementar nº 131.

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Órgão: Fundacao Hospitalar Do Estado De Minas Gerais

Elemento de Despesa: Outros Servicos De Terceiros - Pessoa Juridica

Favorecido: A Desinsetizadora E Desentupidora Real Tox - Ltda - Me

Período: 01/01/2017 a 31/12/2017

Dados atualizados em: 26/04/2025

Valores em R$
Empenho Data de Registro do Empenho Valor Empenhado Valor Liquidado Valor Pago Valor Pago em Restos a Pagar
56 17/02/2016 0,00 0,00 0,00 1.162,63
726 02/08/2016 0,00 0,00 0,00 632,44
949 05/09/2016 0,00 0,00 0,00 2.894,13
694 03/10/2016 0,00 0,00 0,00 1.169,32
1069 04/10/2016 0,00 0,00 0,00 632,44
708 13/10/2016 0,00 0,00 0,00 4.657,76
905 18/10/2016 0,00 0,00 0,00 1.579,42
1309 17/11/2016 0,00 0,00 0,00 632,44
886 18/11/2016 0,00 0,00 0,00 2.338,84
1634 24/11/2016 0,00 0,00 0,00 8.021,31
1403 05/12/2016 0,00 0,00 0,00 2.894,13
51 04/02/2017 663,00 663,00 632,44 0,00
28 14/02/2017 7.499,98 7.499,98 7.176,73 0,00
64 16/02/2017 7.355,64 6.129,70 3.512,25 0,00
63 16/02/2017 9.765,72 9.765,72 4.657,76 0,00
86 23/02/2017 1.917,00 1.917,00 1.579,42 0,00
361 20/04/2017 663,00 663,00 632,44 0,00
616 12/06/2017 663,00 663,00 632,44 0,00
855 10/07/2017 16.817,92 8.408,96 8.408,96 0,00
858 04/08/2017 663,00 663,00 632,44 0,00
1126 16/10/2017 663,00 663,00 0,00 0,00
1359 24/11/2017 663,00 0,00 0,00 0,00
SUBTOTAL:
TOTAL GERAL: 47.334,26 37.036,36 27.864,88 26.614,86
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Glossário

Exemplo:"Nomeação"