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Concedente / Órgão ou Entidade Estadual Parceiro: Secretaria De Estado De Cultura E Turismo

Município do Convenente / OSC Parceira: Belo Horizonte

Convenente / OSC Parceira: Associacao Campo Das Vertentes - Acv

Convênio Siafi: 9389758 - Forum De Criacao

Período: 01/01/2023 a 31/12/2023

Dados atualizados em: 07/05/2025

Valores em R$
DETALHAMENTO DO CONVÊNIO / PARCERIA
Tipo de Instrumento: TERMO DE FOMENTO
Número do Convênio / Parceria SIAFI: 9389758 Título do Convênio / Parceria: FORUM DE CRIACAO
Número do Plano SIGCON: 000372/2023 Número do Convênio / Parceria SIGCON: 1271000730/2023

Objetivo do Convênio / Parceria: O FORUM DE CRIAC?O - Investigac?o artistica e compartilhamento de processos de trabalho, evento realizado pela Associac?o Campo das Vertentes - ACV, e especialmente dedicado ao desenvolvimento e compartilhamento de processos de criac?o artistica. Desde sua primeira edic?o em 2015, encontros, oficinas, debates, apresentac?es e residencias artisticas s?o vivenciados dentro de um contexto de investigac?o e experimentac?o, analise, reflex?o e circulac?o dinamica e criativa de informac?es.E proposta deste FORUM, garantir espaco de investigac?o aos artistas e tecnicos que comp?em o coletivo criador da entidade, permitindo tambem o compartilhamento imediato de suas conquistas esteticase experimentos. E intenc?o do FORUM promover um compartilhamento que extrapole os limites do coletivo que comp?e a ACV e o universo profissional de artistas, atingindo tambem o publico em geral, interessado na fruic?o artistica e nos processos de trabalho dos artistas criadores.Assim como nas edic?es dos anos anteriores, o evento tambem se prop?e acolher, em parceria, convidadospertencentes a outros coletivos de formac?o e/ou criac?o artistica, ampliando o dialogo entre todos que d?o vida a cena artistico-cultural brasileira, em especial, aqueles cujos processos criativos perpassem Minas Gerais ou sejam desencadeados a partir de nosso estado.Nesta proxima edic?o do FORUM DE CRIAC?O estar?o presentes as atividades de pesquisa que o evento sempre contemplou. No entanto, elas estar?o marcadas pelas circunstancias pos-pandemia do covid19. As investigac?es que ser?o agora contempladas, nasceram ao longo do periodo de isolamento a que fomos todos submetidos e foram realizadas solitariamente pelos artistas da entidade. Cabera ao FORUM contribuir para que estes trabalhos iniciados durante a pandemia possam, finalmente, ser consolidados e compartilhados com um publico mais amplo.Para isto, o FORUM prop?e realizar as seguintes ac?es: - CRIAC?ES ARTISTICAS ? INVESTIGAC?O E COMPARTILHAMENTOSer?o sistematizadas e finalizadas 4 criac?es artisticas, cada uma delas correspondendo a uma das linhas de investigac?o artistica as quais a entidade se dedica, a saber: musica, danca, teatro, figurino, objetos cenicos ou preparac?o corporal, que estejam sendo desenvolvidas por 4 artistas pertencentes ao coletivo criativo da ACV. Estas investigac?es dever?o ser consolidadas em linguagem audiovisual para seu compartilhamento.Os videos dever?o ter sua primeira exibic?o no ENCONTRO DE COMPARTILHAMENTO do FORUM DE CRIAC?O sendo, posteriormente, disponibilizados no canal da entidade no youtube. - APRESENTAC?ES ARTISTICASSer?o realizadas 2 apresentac?es artisticas, sendo uma delasrealizada por artista que pertencente ao coletivo criativo da ACV ou que tenha participado de seus espetaculos. A segunda performance sera apresentada por um coletivo artistico convidado.Estas apresentac?es poder?o estar em formato de cenas curtas, instalac?es, performances ou pequenos shows. Poder?o acontecer em formato onlineou presencial durante oENCONTRO DE COMPARTILHAMENTO DO FORUM DE CRIAC?O. No caso do formato online, a apresentac?o devera permanecer disponibilizada no canal do youtube da ACV.- RODA DE CONVERSA sobre processos de criac?oSera realizada uma roda de conversa com dois artistas que pertencam ao coletivo criativo da ACV, ou que tenham participado de seus espetaculos. Esta Roda devera discutir os processos de criac?o vivenciados por cada um destes artistas em algum ou alguns dos espetaculos que protagonizaram, compartilhando informac?es, reflex?es e experiencias. Esta Roda de Conversa devera ser registrada e editada em video, em formato compacto, para exibic?o no canal do youtube da entidade.

Convenente / OSC Parceira: 09593822000106 ASSOCIACAO CAMPO DAS VERTENTES - ACV Unidade Orçamentária Concedente /
Órgão ou Entidade Estadual Parceiro: 1271 SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO
Interveniente:
Município do Convenente / OSC Parceira: BELO HORIZONTE Data Publicação: 07/07/2023
Vigência Inicial: 05/07/2024 Vigência Atualizada: 04/08/2024
Pessoas Beneficiadas - Tipo: POPULACAO Pessoas Beneficiadas - Quantidade: 5.000
Valor Total Publicado: 200.000,00 Valor Total Atualizado: 200.000,00
Valor Concedente / Órgão ou Entidade Estadual Parceiro Publicado: 0,00 Valor Concedente / Órgão ou Entidade Estadual Parceiro Atualizado: 0,00
Valor Parlamentar Publicado: 200.000,00 Valor Parlamentar Atualizado: 200.000,00
Valor Interveniente / Outras Fontes Publicado: 0,00 Valor Interveniente / Outras Fontes Atualizado: 0,00
Valor Contrapartida Publicado: 0,00 Valor Contrapartida Atualizado: 0,00
Valor Rendimentos: 0,00 Valor Repassado pelo Concedente / Órgão ou Entidade Estadual Parceiro: 200.000,00
TIPO/ESPECIFICAÇÃO DE ATENDIMENTO
Nome Valor Total Publicado Valor Total Atualizado
EVENTOS - REALIZACAO - FORUM 200.000,00 200.000,00
ALTERAÇÕES DO CONVÊNIO
Número do Termo Aditivo Data de Publicação do Termo Aditivo Tipo de Termo Aditivo Objeto
01/TA 07/05/2024 TERMO ADITIVO

O FORUM DE CRIAC?O - Investigac?o artistica e compartilhamento de processos de trabalho, evento realizado pela Associac?o Campo das Vertentes - ACV, e especialmente dedicado ao desenvolvimento e compartilhamento de processos de criac?o artistica. Desde sua primeira edic?o em 2015, encontros, oficinas, debates, apresentac?es e residencias artisticas s?o vivenciados dentro de um contexto de investigac?o e experimentac?o, analise, reflex?o e circulac?o dinamica e criativa de informac?es.


E proposta deste FORUM, garantir espaco de investigac?o aos artistas e tecnicos que comp?em o coletivo criador da entidade, permitindo tambem o compartilhamento imediato de suas conquistas esteticase experimentos. E intenc?o do FORUM promover um compartilhamento que extrapole os limites do coletivo que comp?e a ACV e o universo profissional de artistas, atingindo tambem o publico em geral, interessado na fruic?o artistica e nos processos de trabalho dos artistas criadores.


Assim como nas edic?es dos anos anteriores, o evento tambem se prop?e acolher, em parceria, convidadospertencentes a outros coletivos de formac?o e/ou criac?o artistica, ampliando o dialogo entre todos que d?o vida a cena artistico-cultural brasileira, em especial, aqueles cujos processos criativos perpassem Minas Gerais ou sejam desencadeados a partir de nosso estado.


Nesta proxima edic?o do FORUM DE CRIAC?O estar?o presentes as atividades de pesquisa que o evento sempre contemplou. No entanto, elas estar?o marcadas pelas circunstancias pos-pandemia do covid19. As investigac?es que ser?o agora contempladas, nasceram ao longo do periodo de isolamento a que fomos todos submetidos e foram realizadas solitariamente pelos artistas da entidade. Cabera ao FORUM contribuir para que estes trabalhos iniciados durante a pandemia possam, finalmente, ser consolidados e compartilhados com um publico mais amplo.


Para isto, o FORUM prop?e realizar as seguintes ac?es:


- CRIAC?ES ARTISTICAS ? INVESTIGAC?O E COMPARTILHAMENTO

Ser?o sistematizadas e finalizadas 4 criac?es artisticas, cada uma delas correspondendo a uma das linhas de investigac?o artistica as quais a entidade se dedica, a saber: musica, danca, teatro, figurino, objetos cenicos ou preparac?o corporal, que estejam sendo desenvolvidas por 4 artistas pertencentes ao coletivo criativo da ACV. Estas investigac?es dever?o ser consolidadas em linguagem audiovisual para seu compartilhamento.Os videos dever?o ter sua primeira exibic?o no ENCONTRO DE COMPARTILHAMENTO do FORUM DE CRIAC?O sendo, posteriormente, disponibilizados no canal da entidade no youtube.


- APRESENTAC?ES ARTISTICAS

Ser?o realizadas 2 apresentac?es artisticas, sendo uma delasrealizada por artista que pertencente ao coletivo criativo da ACV ou que tenha participado de seus espetaculos. A segunda performance sera apresentada por um coletivo artistico convidado.Estas apresentac?es poder?o estar em formato de cenas curtas, instalac?es, performances ou pequenos shows. Poder?o acontecer em formato onlineou presencial durante oENCONTRO DE COMPARTILHAMENTO DO FORUM DE CRIAC?O. No caso do formato online, a apresentac?o devera permanecer disponibilizada no canal do youtube da ACV.


- RODA DE CONVERSA sobre processos de criac?o

Sera realizada uma roda de conversa com dois artistas que pertencam ao coletivo criativo da ACV, ou que tenham participado de seus espetaculos. Esta Roda devera discutir os processos de criac?o vivenciados por cada um destes artistas em algum ou alguns dos espetaculos que protagonizaram, compartilhando informac?es, reflex?es e experiencias. Esta Roda de Conversa devera ser registrada e editada em video, em formato compacto, para exibic?o no canal do youtube da entidade.



- ENCONTRO DE COMPARTILHAMENTO

Sera divulgado e realizado um evento aberto, presencial ou online, gratuito e dirigido ao publico em geral, onde acontecer?o:

- Primeiraexibic?o das pecas audiovisuaiscorrespondentes as Criac?es Artisticas acima descritas (que dever?o permanecer disponibilizadas no canal do youtube da entidade);

-Duasapresentac?es artisticas(acima descritas);

- Roda de conversa com a participac?o de dois artistas criadores convidados sobre seus processos de criac?o.


RESPOSTA A DILIGENCIA


Retorno a

Diligencia - Plano 03722023 - 02.jun.2023

DESCRIC?O E ESPECIFICAC?O COMPLETA DO OBJETO A SER EXECUTADO

ESCLARECIMENTOS INICIAIS:

1) O Forum de Criac?o tem um historico de realizac?o que vincula ac?es de INVESTIGAC?O ARTISTICA com APRESENTAC?ES ARTISTICAS, sempre dentro de um contexto de COMPARTILHAMENTO DE INFORMAC?ES, debate e reflex?o sobre PROCESSOS DE TRABALHO.

2) O evento entende como INVESTIGAC?O ARTISTICA um conjunto de praticas corporais e intelectuais, sensoriais, fisicas e emocionais que buscam descobrir, desenvolver ou mesmo inventar conhecimentos artisticos, inventar linguagens esteticamente expressivas, fomentar recursos expressivos no corpo que ira performar em cena, pesquisar materiais e criar objetos de express?o visual e sonora, revelar temas, propor novas abordagens para antigas quest?es, propor novas formulac?es para entendimento do mundo contemporaneo ou para absorc?o de herancas ancestrais. Tais procedimentos acontecem de maneira cumulativa, exigem tempo de trabalho intenso e rigoroso e s?o a genese do que vira a ser a obra artistica finalizada em forma de espetaculo, canc?o, filme, coreografia etc. Corresponde a uma etapa de trabalho pouco compreendida e, geralmente, n?o remunerada, dos profissionais da arte. Esta etapa e usualmente identificada como ?processo de trabalho?, ?processo de criac?o? ou mesmo como ?residencia artistica?, a depender do contexto em que se realiza. No caso deste projeto em quest?o, e utilizado o termo CRIAC?ES ARTISTICAS para identificar esta ac?o de INVESTIGAC?O ARTISTICA.

3) Este Forum busca aproximar o artista investigador e o publico, fazendo com que estes ?processos de trabalho?, antes quase sempre inacessiveis, possam ser conhecidos e saboreados por mais pessoas e publicos. Desta forma, este projeto entende como COMPARTILHAMENTO DE INFORMAC?ES, ac?es como a disponibilizac?o virtual de materiais e relatorios artisticos gerados pela investigac?o artistica; a discuss?o de tais informac?es atraves de Roda de Conversa (debate); a realizac?o de Lives com os artistas investigadores.

4) Quanto as APRESENTAC?ES ARTISTICAS, s?o entendidas como trabalhos finalizados, pecas teatrais, shows, coreografias, prontos para serem exibidos, ?apresentados? para fruic?o do publico.

ESCOPO DO PROJETO:

1) AC?ES: O Forum de Criac?o, ao longo de suas varias edic?es,tem como objetivo geral realizar ac?es que garantam espaco de investigac?o e compartilhamento de pesquisas artisticas, sendo que, a cada edic?o, privilegia algum tipo de atividade, sejam elas de encontros, oficinas, debates, apresentac?es e ou residencias artisticas. Esta NOVA EDIC?O DO FORUM, pretende mobilizar artistas e publico em torno das seguintes ac?es: CRIAC?ES ARTISTICAS (tambem chamadas residencias artisticas), APRESENTAC?ES ARTISTICAS (de danca e musica), RODA DE CONVERSA (debate) e um encontro final, chamado ENCONTRO DE COMPARTILHAMENTO, para onde ir?o convergir todas as demais ac?es, reunindo presencialmente artistas e publico.

2)MOBILIZAC?O DE ARTISTAS, EQUIPES E PUBLICOS: 2.1) CRIAC?ES ARTISTICAS, ir?o mobilizar 4 artistas criadores que dever?o gerar 20 relatorios parciais (sendo 5 relatorios correspondentes a cada um dos processos), mobilizando tambem equipes tecnicas de audio e video para registros destes 4 processos de criac?o. 2.2) APRESENTAC?ES ARTISTICAS de 2 espetaculos (danca e musica) que ir?o mobilizar seus elencos e equipes tecnicas; 2.3) RODA DE CONVERSA, envolvendo 2 artistas convidadas; 2.4) ENCONTRO DE COMPARTILHAMENTO, que recebera o publico para interagir e assistir presencialmente a primeira exibic?o dos 4 videos correspondentes as Criac?es Artisticas, as 2 Apresentac?es Artisticas e a Roda de Conversa. Este Encontro exigira mobilizac?o de equipes de logistica para traslados de material cenico, preparac?o e adaptac?o de espaco de apresentac?o, alimentac?o de equipes de trabalho, entre outras demandas. Para alem das equipes acima citadas, para realizar a DIVULGAC?O do evento, o Forum ira mobilizar equipes de comunicac?o que dever?o atuar ao longo de todo o projeto, abordando a imprensa em geral, e tambem produzindo e potencializando material postado nas redes sociais da entidade. Presencialmente, o Forum devera atingir o publico de 300 pessoas que estara presente no Encontro de Compartilhamento. Virtualmente, pretende-se atingir uma meta inicial de 8.000 visualizac?es de postagens nas redes sociais da Associac?o Campo das Vertentes.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

1)Realizar e registrar 4 Criac?es Artisticas, correspondentes a 4 processos e investigac?o artistica;

2)Divulgar e Disponibilizar virtualmente 20 relatorios parciais, correspondentes a 4 processos de pesquisa e investigac?o artistica (sendo que cada um dos processos devera gerar 5 relatorios parciais)

2)Produzir e disponibilizar virtualmente o registro audiovisual de 4 processos de pesquisa e investigac?o;

3)Realizar 2 Apresentac?es Artisticas;

4)Realizar 1 Roda de Conversa com 2 convidadas;

5)Realizar 1 Encontro de Compartilhamento presencial e aberto ao publico, onde acontecera:

5.1) A primeira exibic?o dos 4 videos correspondentes as 4 Criac?es Artisticas;

5.2) As 2 Apresentac?es Artisticas;

5.3) A Roda de Conversa.

6) Realizar a divulgac?o das ac?es do Forum de modo a garantir seu compartilhamento com um publico mais amplo, para alem daquele que comparecer presencialmente ao Encontro de Compartilhamento.

BENEFICIOS ESPERADOS:

1)Um maior entendimento por parte do publico em geral do que s?o e como se realizam os processos de trabalho e investigac?o artistica;

2)A valorizac?o das etapas de criac?o e pesquisa que ir?o fundamentar a criac?o de textos literarios ou cenicos, espetaculos ou obras sonoras;

3)O estimulo a criac?o artistica genuina, alimentada pelas culturas do territorio mineiro, em contraposic?o a simples reproduc?o de produtos do mercado do entretenimento, ja prontos, consolidados e consumidos pelo grande publico;

4)O fortalecimento da criac?o e produc?o artistica mineira;

5)A divulgac?o e difus?o ampla do trabalho de nucleos de criac?o radicados em Minas Gerais.

6)A conquista da garantia de continuidade do trabalho de coletivos artisticos a exemplo da Associac?o Campo das Vertentes.

CRONOGRAMA DE REALIZAC?O:



ETAPA 1 - SETEMBRO/2023

PLANEJAMENTOS E CONTRATAC?ES:

1.1)Inicio da Produc?o Executiva;

1.2)Planejamento administrativo-financeiro;

1.3)Cronograma detalhado de desembolso;

1.4)Contratac?o de servicos, conforme Planilha

1.5)Detalhamento e compatibilizac?o de agendas de trabalho;

1.6)Prospecc?o e solicitac?o de agendamento de espaco para realizac?o do Encontro de Compartilhamento presencial (onde acontecer?o as apresentac?es artisticas, rodas de conversas e exibic?es de videos);

1.7)Planejamento detalhado e cronograma de trabalho e de relatoria das Criac?es Artisticas;

1.8)Planejamento da produc?o das Apresentac?es Artisticas (ensaios, manutenc?o de materiais cenicos etc);

1.9)Planejamento detalhado da divulgac?o;

1.10)Produc?o do material de divulgac?o (fotos, videos, dados para releases, finalizac?o de releases, pecas virtuais etc).

ETAPA 2 - OUTUBRO/NOVEMBRO/DEZEMBRO/2023 e JANEIRO/FEVEREIRO/2024

REALIZAC?O E DIVULGAC?O DAS ATIVIDADES DE INVESTIGAC?O ARTISTICA

2.1)Divulgac?o da abertura doForum, atraves de assessoria de imprensa e redes sociais;

2.2)Abertura e Apresentac?o publica do Forum atraves de Live realizada em canal virtual da entidade;

2.3) Primeira, segunda, terceira, quarta e quinta etapas de trabalho das Criac?es Artisticas (investigac?es artisticas);

2.4) Entrega, disponibilizac?o e divulgac?o (compartilhamento virtual) mensal dos 5 relatorios parciais/mensais, correspondentes a cada uma das 5 etapas de trabalho das Criac?es Artisticas; totalizando 20 relatorios;

2.5) Disponibilizac?o permanente dos relatorios parciais de trabalho das Criac?es Artisticas no canal virtual da entidade;

2.6) Produc?o dos 4 videos correspondentes a cada uma das Criac?es Artisticas;

2.7) Finalizac?o de produc?o e realizac?o de ensaios das Apresentac?es Artisticas.

ETAPA 3 - MARCO/2024

REALIZAC?O E DIVULGAC?O DO ENCONTRO DE COMPARTILHAMENTO;

FINALIZAC?O DAS ATIVIDADES

3.1) Produc?o, Divulgac?o e Realizac?o do encontro final presencial, o Encontro de Compartilhamento, (onde havera a primeira exibic?o dos 4 videos correspondentes a cada uma das Criac?es Artisticas, as Apresentac?es Artisticas e Rodas de Conversa);

3.2) Relatorios e Prestac?o de Contas.

PUBLICO ALVO: Jovens em fase de formac?o artistica e profissionalizac?o; artistas interessados especialmente na linguagem cenico-musical; publico em geral, independente de faixa etaria ou origem socio-cultural, interessado nos processos de investigac?o artistica.


EVENTUAL VALOR COBRADO DOS BENEFICIARIOS: N?o havera cobranca de valores.


DATA DE REALIZAC?O: 01/09/2023 a 31/03/2024, conforme Cronograma acima.


FORMA DE DIVULGAC?O:

A Comunicac?o do projeto se dara atraves de Assessoria de Imprensa que ira abordar a imprensa em geral e postagens nas Redes Sociais da entidade, pretendendo chegar a um total aproximado de 8000 visualizac?es (meta determinada a partir de experiencias anteriores de eventos realizados pela entidade). A divulgac?o se dara em varias etapas, a saber:

1)OUTUBRO/2023: Divulgac?o de Live de abertura do Forum, atraves de Assessoria de Imprensa e Redes Sociais, com a presenca de artistas integrantes do evento, informando sobre as atividades que ser?o desenvolvidas; pretende-se atingir no dia da Live cerca de 500 visualizac?es.

2)OUTUBRO/2023 a FEVEREIRO/2024: Divulgac?o mes a mes, atraves de postagens nas Redes Sociais, dos Relatorios parciais/mensais das Criac?es Artisticas (total de 20) disponibilizados virtualmente; pretende-se atingir mensalmente um numero aproximado de 500 visualizac?es dos Relatorios, somando 2500 visualizac?es mensais.

3) MARCO/2024: Divulgac?o, atraves de Assessoria de Imprensa e Redes Sociais, do Encontro de Compartilhamento aberto ao publico; pretende-se atingir inicialmente cerca de 1.000 visualizac?es..

4) Repercuss?o, atraves das Redes Sociais, das atividades realizadas pelo Forum; pretende-se atingir cerca de 4000 visualizac?es nos 3 meses posteriores a realizac?o do Forum.

ATRAC?ES:

- exibic?o do video Criac?o Artistica 1;

- exibic?o do video Criac?o Artistica 2;

- exibic?o do video Criac?o Artistica 3;

- exibic?o do video Criac?o Artistica 4;

- ?Desatino? com a bailarina Diane Ichimaru (Apresentac?o Artistica, danca);

- ?Respira? com a cantora e compositora Bia Nogueira (Apresentac?o Artistica, musica);

- Roda de Conversa sobre processos de criac?o com as atrizes Michelle Ferreira e Katia Aracelle.


DESCRIC?O DO LOCAL E DA ESTRUTURA FISICA:

1) Criac?es Artisticas (atividades de investigac?o artistica): cabera a cada artista solucionar a quest?o do seu espaco de trabalho, bem como da infraestrutura necessaria para que ele se realize. Os videos resultantes das Criac?es Artisticas ter?o sua primeira exibic?o realizada no Encontro de Compartilhamento.

4) O Encontro de Compartilhamento, encontro presencial final, para onde ir?o convergir todas as ac?es do Forum devera acontecer em um espaco cultural da cidade de Belo Horizonte, a exemplo da Funarte, com capacidade para, no minimo, 300 pessoas. O local e a infraestrutura dever?o favorecer a apresentac?o de espetaculos em formato de arena (apresentac?es artisticas - ?Desatino? e ?Respira?), a exibic?o de videos (4 videos sobre 4 Criac?es Artisticas) e a concentrac?o do publico em torno de uma roda de conversa. O local devera tambem oferecer equipamentos basicos de projec?o, som e luz.


DETALHAMENTO DAS AC?ES E ATIVIDADES

1.CRIAC?ES ARTISTICAS.

As Criac?es Artisticas s?o ac?es de pesquisa e investigac?o artistica que dever?o ser realizadas por 4 artistas ao longo de 5 meses de trabalho. A cada mes, cada um dos artistas devera gerar um Relatorio parcial de atividades. Ao final deste periodo, cada artista ira produzir uma peca audiovisual onde seu processo de trabalho devera estar exposto. Tanto os Relatorios parciais, quanto os videos finais dever?o ser divulgados, exibidos e disponibilizados pelo Forum de Criac?o, sendo que os videos finais ter?o sua primeira exibic?o no Encontro de Compartilhamento presencial. As 4 Criac?es Artisticas a serem desenvolvidas s?o:

1.1) CRIAC?O ARTISTICA 1.

Linha de Investigac?o Artistica: Danca e Preparac?o Corporal.

Titulo da proposta: Articule-se.

Artista: Irene Ziviani.

HISTORICO: Ha mais de 40 anos tenho investido em pesquisas e experiencias praticas sobre o movimento. Essa dedicac?o ao corpo resultou no desenvolvimento do metodo Articule-se, criado por mim e que vem sendo aplicado a pessoas comuns que buscam um trabalho corporal consciente, bem como artistas da danca, do teatro, das artes plasticas e da musica. Em 2022 esse metodo foi registrado no livro ?Articule-se - Consciencia corporal e reeducac?o do movimento? que compartilha o percurso corporal que abordo em minhas aulas, iniciando com o arcabouco osseo da pelve e os membros inferiores, seguindo para o arcabouco osseo do tronco e os membros superiores, ate o extremo superior do corpo, com o pescoco e a cabeca.Agora pretendo desenvolver caminhos para que o metodo possa ser replicado por outros artistas, sendo assim essa investigac?o pretende partir do autoconhecimento de artistas em relac?o ao proprio corpo e como esse olhar se direciona ao outro.

PROPOSTA: Oferecer a cada individuo a possibilidade de acessar sua propria historia corporal e conquistar autonomia e maior equilibrio sobre seus proprios movimentos e o trabalho que venho desenvolvendo nas ultimas decadas. Agora a proposta e investigar como o metodo Articule-se pode ser replicado por artistas, a partir da experimentac?o e da criac?o de praticas e improvisos com artistas da danca, da musica e do teatro que ja conhecem e tem contato com esse metodo. Pretende-se recorrer a formas ludicas e estimulos diversos, guiados de forma consciente e disciplinada, para que as artistas envolvidas possam compreender essas reverberac?es no proprio corpo e explorar caminhos para replicar essas praticas com terceiros(as).

PRESSUPOSTOS TECNICOS: O movimento esta presente em nos desde o nascimento e e atraves dele que desenvolvemos novas ac?es e aprendizados para explorarmos o mundo ao nosso redor. Minha pesquisa esta relacionada a como cada pessoa dialoga com seu proprio corpo, no simples movimento do dia a dia. O corpo tem as suas leis mecanicas feitas para impulsionar o movimento. O trabalho e essa tomada de consciencia, como voce vai respeitando o seu corpo e buscando o movimento mais natural e original, como as criancas no primeiro setenio. Um corpo que se movimenta de forma consciente e base equilibrada n?o so para o movimento simples do cotidiano, mas tambem para ac?es mais complexas aplicadas aos artistas da danca, do teatro, da musica, artes marciais e yoga. E um trabalho que pode favorecer tambem pessoas com diferentes necessidades especiais. Se no trabalho desenvolvido ate aqui foquei em uma metodologia que ajudasse o outro a entender as mudancas necessarias em direc?o ao equilibrio conquistado por uma melhor organizac?o corporal, nesta investigac?o pretendo explorar outras abordagens, especialmente sobre como principios de formac?o no metodo Articule-se podem contribuir com artistas na sua atuac?o tanto nos palcos quanto na docencia.


PLANEJAMENTO, INFRAESTRUTURA e RELATORIOS PARCIAIS: Ser?o realizados encontros periodicos com artistas da danca, da musica e do teatro, em uma sala ampla com piso liso, onde ser?o praticadas e compartilhadas tecnicas e movimentos a serem registrados em video e em texto. Ser?o utilizados materiais como bolas de espuma, elasticos e replicas de ossos humanos como recursos para as praticas. Toda a estrutura de espaco, infraestrutura de equipamentos e materiais de apoio ser?o providenciados pela propria artista. O processo acontecera ao longo de 5 meses. Atendendo a exigencia do Forum, ser?o gerados 5 relatorios parciais, com regularidade mensal, que dever?o ser divulgados e disponibilizados pelo evento, em canal virtual da entidade, para o publico interessado.

PRODUC?O AUDIOVISUAL E COMPARTILHAMENTO: A partir da explorac?o e proposta desenvolvida pela artista, sera feito o registro audiovisual do processo criativo/investigativo, com depoimentos sobre a experiencia, para compartilhamento deste trabalho. A roteirizac?o audiovisual sera feita pela artista em colaborac?o com a equipe de gravac?o e edic?o de video, providenciada pelo Forum de Criac?o.


1.2) CRIAC?O ARTISTICA 2.

Linha de Investigac?o Artistica: Objetos Cenicos.

Titulo da proposta: Teatro

Artista: Laura Castro


ANTECEDENTES: A atuac?o de Laura Castro se deu, inicialmente, como atriz em varios espetaculos, alguns deles sob direc?o de Jo?o das Neves. Sua primeira experiencia como dramaturga, foi provocada pelo diretor, que estimulou e acompanhou o trabalho da atriz durante a escrita de seu primeiro texto teatral, ?Aos Nossos Filhos?. A peca foi montada e dirigida por Jo?o Das Neves, tendo Laura em cena. Posteriormente, ?Aos Nossos Filhos? foi adaptado para o cinema, constituindo-se no primeiro roteiro audiovisual assinado pela atriz. A partir de ent?o, Laura Castro passou a trafegar entre o teatro e o audiovisual, como atriz, roteirista, dramaturga, de filmes, series e documentarios.


PROPOSTA: Na proposta aqui apresentada, Laura Castro pretende se debrucar sobre as particularidades da adaptac?o de pecas teatrais para o cinema, para o audiovisual em geral. A proposta e, partindo de texto do dramaturgo Jo?o das Neves (com quem a artista pretende manter aceso o dialogo), investigar, experimentar, propor formas de roteirizac?o que avancem no sentido de aproximar as criac?es teatrais e audiovisuais, potencializando o dialogo, a fruic?o, a realimentac?o de uma pela outra. O titulo da CRIAC?O ARTISTICA e: ?Teatro e Audiovisual?.



NECESSIDADES TECNICAS, RELATORIOS PARCIAIS E VIDEO FINAL: Para o desenvolvimento da proposta, ser?o utilizados HDs, computadores, acesso a internet que permita o upload de imagens de alta resoluc?o. E ser?o realizadas viagens de pesquisa para localidades e/ou comunidades diretamente relacionadas ao conteudo desenvolvido pelo diretor teatral. Esta infraestrutura sera providenciada pela artista. O Forum devera providenciar servicos tecnicos de gravac?o e edic?o de audio/video para produc?o do video final.

1.3) CRIAC?O ARTISTICA 3. Linha de Investigac?o Artistica: Teatro. Titulo da proposta: Afroapocaliptico - Preludio. Artista: Rodrigo Jeronimo.

SINOPSE: Sobreviventes de uma antiga civilizac?o anunciam a possibilidade do inicio de uma era onde o racismo e ataques aos direitos das pessoas humanas n?o seriam mais aceitos. Mas antes: o mundo que conhecemos ate agora precisa acabar! Com esse debate o Rodrigo Jeronimo prop?e sua pesquisa na intersec?o entre video, performance, teatro e literatura.


APRESENTAC?O, RELATORIOS, PRAZOS: A proposta que dialoga com o audiovisual, a literatura e as artes visuais pretende promover uma imers?o do espectador no que Rodrigo Jeronimo esta chamando de resquicio da humanidade, todo o conhecimento acumulado ate agora para que se impeca o avanco das opress?es que ocorrem no mundo. Afroapocaliptico, traz a tona uma humanidade a ser reconstruida a partir de valores humanitarios distintos daqueles que trazemos ate aqui. A historia a ser contada parte da perspectiva da populac?o negra. N?o se trata de contar as mazelas e sim de ler a historia e transformar essas mazelas em algo inaceitavel nesse novo mundo a ser reconstruido, por nos artistas em cena e plateia, sobreviventes. A proposta de performance parte da Literatura, uma vez que os textos utilizados ser?o retirados da obra literaria de mesmo nome escrita por Rodrigo Jeronimo e Marcos Fabio de Faria a ser lancada pela Editora Aquilombo em Abril de 2023, parte tambem inspirac?o nas artes plasticas interagindo com o audio visual A ideia e produzir um video com paginas dessa historia, um espaco virtual expografico e perfomatico em dialogo com trechos de relatos em primeira pessoa da escravid?o negra. Documentos historicos perdidos pelo mundo ignorados pela historiografia mundial que tem sido o objeto de estudo de Rodrigo Jeronimo nos ultimos dois anos. Nesse sentido Afroapocaliptico e o resultado de uma pesquisa estetica que procura apontar soluc?es para um mundo que Rodrigo Jeronimo considera findado, ja que essa humanidade capaz de tantos terrores n?o cabe mais na contemporaneidade. Este processo de trabalho ocorrera ao longo de 5 meses, devendo ser monitorado por relatorios parciais a serem apresentados mensalmente pelo artista. Sera produzido tambem um video final. Este material devera ser exibido e disponibilizado virtualmente pelo Forum de Criac?o.

NECESSIDADES BASICAS: Aquisic?o de publicac?es para alimentac?o da pesquisa literaria e dramaturgica. Aquisic?o de HDs para armazenamento de textos, fotos, videos em geral. Cameras para acoplagem em computadores e captura de imagens. Sala ampla e equipada com iluminac?o especifica, preparada para exercicios de performance e gravac?o audiovisual. O local e a infraestrutura necessaria dever?o ser providenciados pelo artista, cabendo ao Forum providenciar servicos tecnicos de gravac?o e edic?o de audio/video para produc?o do video final.

1.4) CRIAC?O ARTISTICA 4. Linha de Investigac?o Artistica: Musica. Titulo da proposta: Voz e Percuss?o. Artista: Titane.

HISTORICO: Ainda numa primeira fase profissional, fui aluna de Klauss Vianna e encontrei na sua Tecnica do Movimento Consciente um caminho definitivo que trilho ate hoje. Antes, eu entendia o canto dentro dos limites do aparelho fonador. No convivio com Klauss, a emiss?o vocal passou a ser fruto da percepc?o de todo o corpo com seus movimentos e espacos internos, seu deslocamento e projec?o pelo espaco exterior. Ao longo dos anos, esta pratica vocal esteve ancorada tambem na presenca do tambor. Na pandemia do covid 19, durante o isolamento na minha casa materna, em Oliveira, passei a experimentar esta pratica vocal em dialogo com as gungas. A proposta, desde ent?o, tem sido exatamente esta, ou seja, dentro do contexto da consciencia corporal, desenvolver a linguagem do canto integrado a execuc?o da gunga e gerar formas musicais a partir desta integrac?o.

PROPOSTA: Proponho investigar o canto associado a execuc?o de instrumentos de percuss?o proprios do congado mineiro e suas variac?es. Partindo da pesquisa para confecc?o dos instrumentos, dos procedimentos da consciencia corporal como base da tecnica vocal, estudando as pulsac?es do congado mineiro, entendendo a voz como projec?o de um corpo em movimento, pretendo criar e executar peca musical com expressividade sonora e ocupac?o cenica, resultando na produc?o de registro audiovisual. Este trabalho sera sediado em Oliveira, Lagoa Santa e Belo Horizonte.

PRESSUPOSTOS TECNICOS: Buscar no corpo um impulso central propagador de movimento, projetando bracos, pernas, gestos e sons, deixar fluir suas pulsac?es, seus timbres e aos poucos consolida-los em celulas ritmicas e melodicas. Uma pulsac?o corporal interna devera ditar caminhos, sendo a liberdade ritmica intrinseca a esta pratica. No entanto, a experiencia tem me mostrado que no mais fundo de nossa intimidade esta nosso povo e nossa cultura de origem. Tenho as gungas como uma feliz e generosa heranca dos congadeiros. Naturalmente, ao amarrar as gungas nas pernas, a ritmica e a poetica congadeira ira se impor e seus toques (serra-abaixo, marcha grave, catupe) ser?o reverenciados e praticados. Ser?o inspiradores e ir?o influenciar o resultado final.

NECESSIDADES: Para o trabalho cotidiano, sera necessaria uma sala ampla, arejada, com piso de madeira. Para investigar e desenvolver as formatac?es dos instrumentos, sera necessario adquirir material apropriado (madeiras, folhas de metal, couro, cordas e sementes diversas, chumbinho, fivelas e soldagens). Para armazenagem do material produzido cotidianamente sera necessaria a aquisic?o de HD. Tanto o local e infraestrutura necessaria, bem como compra e deslocamentos de materiais e instrumentos dever?o ser providenciados peloartista. Cabera ao Forum providenciar servicos de gravac?o e edic?o audiovisual para produc?o do video final.

RELATORIOS, PRODUC?O AUDIOVISUAL E COMPARTILHAMENTO: O processo de trabalho acontecera ao longo de 5 meses e dever?o ser enviados ao Forum, para monitoramento e disponibilizac?o virtual, 5 Relatorios Parciais. Esta proposta tem como objetivo final a consolidac?o desta pesquisa em linguagem audiovisual. A performance desenvolvida devera ser conceituada, roteirizada, ensaiada e, finalmente, gravada e editada para exibic?o no Forum de Criac?o, ficando a artista disponivel para rodas de conversa e debates sobre os principais pontos de seu processo de trabalho.


2.APRESENTAC?ES ARTISTICAS.

Conforme inicialmente descrito, as apresentac?es artisticas dever?o estar em formato de cenas curtas, instalac?es, performances ou pequenos shows e acontecer?o presencialmente, dentro do Encontro de Compartilhamento do Forum de Criac?o. Foram, ent?o, propostas as apresentac?es a seguir:


2.1) RESPIRA, performance da cantora, compositora, diretora musical e teatral Bia Nogueira. Esta discute as redes sociais a partir da musica e do teatro. A ideia e provocar o publico a pensar o tempo conectado e o tempo desconectado, e o que vem antes. Interagindo com video e outras midias, Bia Nogueira canta e conta a partir da perspectiva de mulher, formas diferentes de se estar conectado, levando em considerac?o redes para alem das sociais, criadas online e tambem offline. RESPIRA e uma performance hibrida que traz ao publico a possibilidade de pausa, de um olhar diferente sobre a internet e a busca por informac?es e entretenimento, o poder de escolha, a vontade condicionada ou n?o pelo algoritmo. Bia Nogueira se utiliza da musica eletronica e de sua pesquisa acerca da sonoridade afro-mineira para criar arranjos e performar textos e musicas.

2.2) DESATINO, solo da bailarina e coreografa Diane Ichimaru, da Confraria da Danca. Companhia convidada. Conforme previsto e descrito no texto inicial deste projeto, todas as edic?es do Forum de Criac?o contaram com a participac?o de artistas e/ou coletivos de criac?o convidados, parceiros da Associac?o Campo das Vertentes, radicados ou n?o em Minas Gerais.Diane Ichimaru cria um mosaico de inquietudes, mergulhando no desassossego das adversidades do momento historico da pandemia de COVID 19, revisitando fragmentos dos seus solos autorais "Carta Para N?o Mandar ou Cantiga Interrompida" (2005) e "Adverso" (2009). A performance foi destaque da programac?o do Danca #EmCasaComSesc em outubro de 2020 e teve a estreia presencial no SESC S?o Jose dos Campos em abril de 2022. Link para acesso a integra da live de Desatino #EmCasaComSesc:https://www.youtube.com/watch?v=guBnqpYWg8A

3. RODA DE CONVERSA sobre processos de criac?o. Esta Roda acontecera presencialmente, dentro do Encontro de Compartilhamento do Forum de Criac?o. Para discorrer e debater sobre seus processos de trabalho, estar?o presentes duas artistas:


3.1) MICHELLE FERREIRA, atriz e diretora teatral que ira abordar sobre sua experiencia de construc?o do monologo REZA.REZA, baseada em reminiscencias e memorias, esta envolta de encantamento pela fe e a religiosidade dos mais velhos e, principalmente, das mais velhas, mulheres fortes, com duras tarefas diarias e grandes desafios na lida diaria da vida. Este trabalho se relaciona com o contexto da pandemia do Covid-19, suas perdas, e a falta de poder vivenciar o luto pela partida dos entes queridos. Baseada na oralidade e na narrativa de mulheres benzeiras e rezadeiras, a dramaturgia esta em constante ?tecimento? e vem sendo modificada desde sua estreia.

3.2) KATIA ARACELLE, que ira abordar as particularidades de sua formac?o artistica e sua atual presenca na musica, no teatro e no cinema. Ira comentar cenas que integraram espetaculos dos quais participou, e compartilhar com o publico aspectos de seus processos de criac?o interrelacionando arte, Reinado, Kandomble.



4. ENCONTRO DE COMPARTILHAMENTO.

Trata-se de um encontro final presencial, aberto ao publico interessado, com divulgac?o realizada atraves de assessoria de imprensa e de redes sociais. Este Encontro devera acontecer em um espaco cultural da cidade de Belo Horizonte, a exemplo da Funarte, com capacidade para, no minimo, 300 pessoas. O local e a infraestrutura dever?o favorecer a apresentac?o de espetaculos em formato de arena, a exibic?o de videos e a concentrac?o do publico em torno de uma roda de conversa. Para este Encontro de Compartilhamento dever?o convergir todas as ac?es desenvolvidas pelo Forum, a saber:

4.1) A primeira exibic?o dos videos finais correspondentes a cada uma das 4 Criac?es Artisticas;

4.2) A realizac?o das 2 Apresentac?es Artisticas;

4.3) A Roda de Conversa sobre processos de trabalho com 2 artistas convidadas.


SOBRE ?INVESTIGAC?O ARTISTICA E COMPARTILHAMENTO DE PROCESSOS DE TRABALHO?

Os esclarecimentos a esta quest?o ent?o registradas acima em ESCLARECIMENTOS INICIAIS e em DETALHAMENTO DAS AC?ES E ATIVIDADES.

SOBRE ?LINHAS DE INVESTIGAC?O ARTISTICA DA ENTIDADE?

Desde sua fundac?o, a entidade se dedica, especialmente, as linhas de investigac?o artistica em musica, danca, teatro, figurino, objetos cenicos e/ou preparac?o corporal. Em decorrencia disto, s?o estas mesmas linhas de pesquisa que vem sendo consideradas na realizac?o das varias edic?es do Forum de Criac?o. Nesta nova edic?o do evento, foram selecionadas as propostas de Criac?es Artisticas correspondentes a uma ou mais destas linhas de investigac?o, a saber:

1)CRIAC?O ARTISTICA 1; Linha de Investigac?o Artistica: Danca e Preparac?o Corporal; Titulo da investigac?o: Articule-se; Artista: Irene Ziviani.

2)CRIAC?O ARTISTICA 2; Linha de Investigac?o Artistica: Objetos Cenicos; Titulo da investigac?o: Primeiras Experiencias em Ceramica; Artista: Rodrigo Cohen.

3)CRIAC?O ARTISTICA 3; Linha de Investigac?o Artistica: Teatro; Titulo da investigac?o: Afroapocaliptico ? Preludio; Artista: Rodrigo Jeronimo.

4)CRIAC?O ARTISTICA 4; Linha de Investigac?o Artistica: Musica; Titulo da investigac?o: Voz e Percuss?o; Artista: Titane.

CRITERIO ADOTADO PARA INDICAC?O DO COLETIVO ARTISTICO CONVIDADO:

Desde suas edic?es iniciais, o Forum de Criac?o ja teve varios coletivos artisticos convidados, a exemplo da ZAP18 (de Belo Horizonte), da Sobrila Cia de Teatro (de Sabara) e da Confraria da Danca (de Campinas). O criterio adotado para indicac?o do convidado se define no dia a dia de trabalho com estes grupos, em que parcerias criativas e de apoio mutuo v?o se estabelecendo. O convite tem sido sempre direcionado ao grupo com o qual o coletivo da ACV esta realizando trocas e colaborac?es no momento em que o Forum esta sendo planejado e executado. A Confraria da Danca, convidada para a proxima edic?o do evento, neste momento de planejamento do Forum, colabora com a ACV na busca de soluc?es tecnicas e confecc?o de tablado de madeira para sala de ensaios da sede da Associac?o em Belo Horizonte, e planeja projeto onde devera receber 2 artistas de Belo Horizonte em residencia artistica na sua sede em Campinas, com curadoria do coletivo da ACV.

DESCRIC?ES DE SERVICOS INDICADOS E SUA CORRESPONDENCIA NO PLANO DE TRABALHO

Esclarecemos que CRIAC?ES ARTISTICAS s?o servicos previstos e registrados no Plano de Trabalho. Os termos ?Articule-se?, ?Afroapocaliptico - Preludio?, ?Primeiras Experiencias em Ceramica? ou ?Voz e Percuss?o? n?o s?o propriamente servicos, mas apenas titulos dos processos de investigac?o a serem desenvolvidos. Uma vez que n?o se vai realizar 4 Criac?es Artisticas identicas, estes titulos s?o necessarios para diferencia-las. O preenchimento do Plano de Trabalho esta coerente com este entendimento.


AUSENCIA DE ASSINATURA DO ?PARECERISTA? (DOCUMENTO 802921 ? INEXIGIBILIDADE)

Apesar do Termo de Inexigibilidade, a Secult em diligencia enviada a Associac?o Campo das Vertentes em 05 de maio de 2023, solicitou 3 orcamentos que ja foram devidamente anexados ao Sigcon. Entendemos que o Termos de Inexigibilidade deixou de ser considerado diante do entendimento do envio de 3 orcamentos.



DETALHAMENTO DO QUE CADA PRESTADOR DE SERVICO IRA EXECUTAR:

1)CRIAC?ES ARTISTICAS, execuc?o de 1 Criac?o Artistica (Investigac?o Artistica), ao longo de 5 meses de trabalho, com entrega de 5 Relatorios parciais (regularidade mensal) e um video final, com liberac?o de todo o material para disponibilizac?o virtual em redes sociais e garantia de primeira exibic?o no Encontro de Compartilhamento;

2)APRESENTAC?ES ARTISTICAS, realizac?o de apresentac?o de espetaculo ou performance durante a realizac?o do Encontro de Compartilhamento;

3)RODA DE CONVERSA, participac?o em Roda de Conversa sobre processos criativos durante o Encontro de Compartilhamento;

4)GRAVAC?O E EDIC?O DE IMAGEM, gravac?o e edic?o de imagens dos 4 videos finais, correspondentes a cada uma das 4 Criac?es Artisticas, com garantia de material em alta resoluc?o;

5)GRAVAC?O E EDIC?O DE AUDIO, gravac?o e edic?o de audios dos 4 videos finais, correspondentes a cada uma das 4 Criac?es Artisticas, a partir do material sonoro geral (ruidos, sons, canc?es etc), com garantia de alta resoluc?o e nos diferentes formatos adequados a Spotify, Deezer, Vimeo, Youtube e Instagram;

6)DESIGNER, desenvolvimento de conceito visual para todo o material de divulgac?o do projeto;

FOTOGRAFO, produc?o de material fotografico para divulgac?o do projeto; acompanhamento e registro fotografico da montagem e realizac?o das Apresentac?es Artisticas, da Roda de Conversa e da primeira exibic?o dos videos finais das Criac?es Artisticas;

7)PRODUC?O EXECUTIVA, apoio diario a todas as tarefas da Associac?o Campo Das Vertentes ao longo da execuc?o do projeto, dando suporte a auxiliando na Contratac?o dos Servicos, no cronograma e execuc?o de desembolso, na organizac?o de material fiscal para envio a Contabilidade, no levantamento e organizac?o de informac?es para formatac?o de Contratos, no acompanhamento e logistica para produc?o de fotos e demais materiais de divulgac?o, no levantamento de informac?es para formatac?o de releases, no acompanhamento da formatac?o de postagens e monitoramento de redes sociais nas ac?es de divulgac?o, na interlocuc?o e preparac?o tecnica dos canais da entidade que dever?o disponibilizar o material audiovisual produzido pelo projeto, na prospecc?o e contratac?o de espaco cultural para realizac?o do Encontro de Compartilhamento, na organizac?o e produc?o tecnica do Encontro de Compartilhamento, nas logisticas de transporte e alimentac?o de equipes tecnica e artistica do Encontro de Compartilhamento, no levantamento e organizac?o de materiais diversos para composic?o dos Relatorios finais do projeto e Prestac?o de Contas, entre outros.

8)REGISTRO AUDIOVISUAL DO ENCONTRO DE COMPARTILHAMENTO, registro audiovisual bruto do Encontro de Compartilhamento com utilizac?o de 1 ou 2 cameras.

ATIVIDADES DESEMPENHADAS PELA OSC

1) Concepc?o, conceituac?o da proposta, discutida dentro do coletivo artistico da entidade; 2) Elaborac?o do Projeto; 3) Coordenac?o artistica do projeto; 4) Gest?o administrativa e financeira; 5) Contratac?o de todos os servicos conforme Planilha; 6) Coordenac?o e acompanhamento cotidiano das ac?es de Produc?o Executiva; 7) Disponibilizac?o e acompanhamento de assessoria juridica; 8) Contabilidade; 9) Planejamento e execuc?o de toda a Comunicac?o e Divulgac?o do Projeto; 10) Acompanhamento da realizac?o das Criac?es Artisticas/Investigac?es Artisticas e monitoramento e avaliac?o dos correspondentes Relatorios parciais; 11) Acompanhamento e coordenac?o das ac?es Apresentac?es Artisticas, Roda de Conversa; 12) Acompanhamento e coordenac?o do Encontro de Compartilhamento; 13) Relatorios finais e Prestac?o de Contas; 14) Interlocuc?o com a Secult ao longo de todo o projeto, desde a aprovac?o da proposta, execuc?o e prestac?o de contas final.


RETORNO AS RESSALVAS


FORUM DE CRIAC?O RESSALVAS DA NOTA JURIDICA 136/2023 Correspondencia enviada para ACV pela Secult em 23.06.2023 RESSALVA - 45. No caso em apreco, a Associac?o Campo das Vertentes indicou de maneira generica como deve ser espaco onde as atividades ser?o realizadas, contudo n?o ha indicac?o precisa/exata do local onde as atividades de ?criac?es artisticas? e do ?encontro de compartilhamento? ocorrer?o. RESSALVA - 46. Dessa maneira, reiteramos que, com fulcro na exigencia expressa do artigo 32 do Decreto Estadual n? 47.132/2017, a OSC deve indicar no Plano de Trabalho o local e a estrutura fisica onde as atividades e ac?es do ?Forum de Criac?o? acontecer?o. Ressalva-se.


O ENCONTRO DE COMPARTILHAMEN TO acontecera na ZAP18, ponto de cultura e coletivo teatral, que disp?e de teatro com capacidade para cerca de 150 pessoas, estruturas e urdimentos basicos de palco, som e luz, camarins, sala de produc?o e pequena area externa, situado a Rua Jo?o Donada, 18, Santa Terezinha, Belo Horizonte/MG (declarac?o de anuencia em anexo).


Quanto as CRIAC?ES ARTISTICAS, em func?o das particularidades e necessidades tecnicas de cada investigac?o artistica, cada uma delas obedecera ao seguinte planejamento, em relac?o a local e infraestrutura de realizac?o:

1) CRIAC?O ARTISTICA 1. Linha de Investigac?o Artistica: Danca e Preparac?o Corporal. Titulo da proposta: Articule-se. Artista: Irene Ziviani. A atividade diaria sera realizada no espaco onde a artista concentra sua investigac?o cotidiana, que consiste de uma sala ampla e arejada, um banheiro, parede com espelhos e armarios de armazenamento de objetos variados utilizados nas suas praticas artisticas. Fica situado na Rua do Ouro, 142/602, Serra, Belo Horizonte/MG. Uma vez por mes, esta pratica sera realizada na sede da Associac?o Campo das Vertentes, para apresentac?o do relatorio mensal (conforme tambem previsto pelo Forum de Criac?o) aos demais artistas que comp?em o coletivo da entidade. A sede disp?e de sala de ensaio ampla e arejada, para onde a artista devera deslocar todo o material que, por ventura, seja necessario a apresentac?o do relatorio e dos quais a sede n?o disp?e. A sede da Associac?o esta situada a Rua Senhora do Brasil, 707, Cachoeirinha, Belo Horizonte/MG. Disp?e de 4 salas (utilizadas de maneira ?multiuso?, acolhendo ensaios, guarda e manutenc?o de figurinos e cenarios, produc?o, gest?o etc.) banheiros, cozinha e pequena area externa.

2) CRIAC?O ARTISTICA 2. Linha de Investigac?o Artistica: Objetos Cenicos. Titulo da proposta: Primeiras Experiencias em Ceramica. Artista: Rodrigo Cohen. A atividade diaria sera realizada no espaco onde o artista tem montado um pequeno atelie, com equipamentos e materiais especificos - a exemplo de torno eletrico, espatulas, argilas etc. - situado a Rua Carlos Bicalho Goulart 900, Praia Angelica, Lagoa Santa/MG. Uma vez por mes, esta pratica sera realizada na sede da Associac?o Campo das Vertentes, para apresentac?o do relatorio mensal (conforme tambem previsto pelo Forum de Criac?o) aos demais artistas que comp?em o coletivo da entidade. Para isto, devera ser utilizada uma sala de ensaio ou a pequena area externa da sede, e para la o artista devera deslocar todos os materiais que, por ventura, sejam necessarios a apresentac?o do relatorio e dos quais a sede n?o disp?e. Informac?es sobre local e estrutura da sede da Associac?o Campo das Vertentes, conforme descrito no item anterior.

3) CRIAC?O ARTISTICA 3. Linha de Investigac?o Artistica: Teatro. Titulo da proposta: Afroapocaliptico - Preludio. Artista: Rodrigo Jeronimo. A atividade diaria sera realizada em sala de ensaio da sede da Associac?o Campo das Vertentes, cabendo ao artista equipar a sala com os materiais necessarios ao desenvolvimento de sua investigac?o (HDs, computadores, cameras etc). Uma vez por mes, neste mesmo espaco, esta pratica sera apresentada aos artistas que comp?em o coletivo da entidade, para entrega do relatorio mensal (conforme tambem previsto no projeto do Forum de Criac?o). Informac?es sobre local e estrutura da sede da Associac?o Campo das Vertentes, conforme descrito em item anterior.


4) CRIAC?O ARTISTICA 4. Linha de Investigac?o Artistica: Musica. Titulo da proposta: Voz e Percuss?o. Artista: Titane.

A atividade diaria sera realizada no espaco onde a artista concentra sua investigac?o cotidiana, que consiste de uma sala ampla e arejada, um piano e espaco de armazenamento e montagem de instrumentos de percuss?o e outros materiais utilizados nas suas praticas artisticas. Esta situado a Rua Carlos Bicalho Goulart 900, Praia Angelica, Lagoa Santa/MG.


Uma vez por mes, esta pratica sera realizada na sede da Associac?o Campo das Vertentes, para apresentac?o do relatorio mensal (conforme tambem previsto pelo Forum de Criac?o) aos demais artistas que comp?em o coletivo da entidade. Informac?es sobre local e estrutura da sede da Associac?o Campo das Vertentes, conforme descrito em item anterior.


RESSALVA - 48. A titulo exemplificativo, a artista Irene Ziviani e indicada para realizac?o da criac?o artistica 1 linha de investigac?o artistica danca e preparac?o corporal. O artista Rodrigo Cohen, que inclusive e o representante legal da OSC sera o responsavel pela criac?o artistica 2, linha de investigac?o artistica objetos cenicos. Para a criac?o artistica 3 (linha de investigac?o artistica teatro) ha indicac?o do artista Rodrigo Jeronimo.

RESSALVA - 49. Recomenda-se que previamente ao prosseguimento a entidade esclareca qual a relac?o existente entre ela e tais profissionais. Isto e, s?o artistas que integram a equipe propria Associac?o Campo das Vertentes? Se sim, n?o deveriam observar o previsto no artigo 33 do Decreto Estadual n? 47.132/2017?

RESSALVA - 50. O Decreto Estadual n? 47.132/2017 preve duas formas de execuc?o das etapas do objeto do plano de trabalho e respectivo pagamento, mediante a (i) contratac?o de servicos, que deve preceder da comprovac?o de compatibilidade de custos mediante a apresentac?o de tres orcamentos, conforme preve o artigo 31; ou mediante a (ii) remunerac?o da propria equipe integrante da OSC em raz?o do desempenho de atividades no bojo da parceria, observado o disposto no artigo 33.

RESSALVA - 52. Nesse sentido, em observancia ao previsto no Decreto Estadual n? 47.132/2017 recomenda-se verificar o regular enquadramento dos servicos previstos no Plano de Trabalho devendo restar claro se estes s?o contratados para prestac?o dos servicos ou se e o caso de remunerac?o da equipe de trabalho. Ressalva-se.

RESSALVA - 53. Destaca-se que, a considerar a importancia do tema, tal quest?o deve ser sanada previamente ao prosseguimento do expediente. Fica a ressalva.

RESSALVA - 54. Sem embargo, ressalva-se ainda que, a depender da hipotese de enquadramento (remunerac?o da equipe ou contratac?o de prestador de servico), e necessario comprovar a compatibilidade dos custos com os precos de mercado, nos termos do artigo 31 ?2? ou ?3?; OU a adoc?o do procedimento previsto no artigo 33, em especial o paragrafo segundo, no caso de remunerac?o da equipe de trabalho da propria OSC. Ressalva-se.

RESSALVA - 55. Ademais, recomenda-se justificar a previs?o de contratac?o do proprio representante legal da Associac?o Campo das Vertentes para realizac?o de atividades dentro do evento previsto. Neste interim, forcoso destacar que nas contratac?es de servicos a OSC deve observar os principios da impessoalidade, da economicidade, da eficiencia e da eficacia de que trata o art. 5? da Lei Federal n? 13.019, de 2014, nos termos do artigo 52 do Decreto Estadual n? 47.132/2017. Ressalva-se.

RESSALVA - 71. Cabe ressaltar que a OSC deve demonstrar as atividades que ira desempenhar de forma efetiva e sua capacidade de gest?o do projeto e dos recursos e n?o figurar, apenas, como mero agente de repasse dos recursos para terceiros.


VEJAMOS O QUE DIZ O ARTIGO 33: Art. 33. Quando estiver prevista, na proposta de plano de trabalho de OSC para a celebrac?o de termo de colaborac?o ou de fomento, remunerac?o da equipe de trabalho, a OSC devera apresentar planilha de detalhamento de despesas de pessoal, observado o inciso I do art. 46 da Lei Federal n? 13.019, de 2014, sem prejuizo do inciso VII do ? 1? do art. 40 deste decreto. Entendemos que a contratac?o prevista no caput do referido artigo ?remunerac?o da equipe de trabalho? n?o condiz com o que esta sendo contratado na proposta de trabalho deste projeto. Primeiro porque a ACV n?o tem equipe de funcionarios, segundo porque n?o estamos remunerando seus diretores pelo exercicio do cargo.


Esclarecemos que: 1)Toda a DIRETORIA E A EQUIPE DE TRABALHO da OSC, para planejamento geral e manutenc?o de suas atividades em consonancia e coerencia com seus objetivos, tem atuac?o voluntaria; 2) Entre as TAREFAS DESTA EQUIPE, podemos exemplificar: gest?o administrativa e financeira da entidade; cuidados de manutenc?o do espaco fisico da sede; gest?o da utilizac?o das estruturas da sede por artistas do coletivo; analise e prospecc?o de caminhos de viabilizac?o dos projetos do coletivo artistico; interlouc?o com coletivos artisticos de Minas Gerais e de fora do estado; interlocuc?o com as tres instancias de politica publica do pais, municipal/estadual/federal; atualizac?o permanente da documentac?o da entidade nos diversos sistemas estatais e cadastros gerais pertinentes as suas atividades; organizac?o de documentos fiscais, acompanhamento e finalizac?o da contabilidade; discuss?o e decis?o sobre as prioridades de investigac?o artistica e desenvolvimento de espetaculos; concepc?o, planejamento e elaborac?o de propostas para as diversas leis de fomento a cultura; indicac?o dos artistas que ser?o encarregados de levar adiante cada uma das investigac?es tidas pela entidade como prioritarias; coordenac?o artistica, tecnica, administrativa e executiva de projetos aprovados; gest?o administrativa e financeira de projetos; monitoramento detalhado e cotidiano da execuc?o de projetos; realizac?o de relatorios finais e prestac?o de contas dos projetos; entre outros. 3) A CAPACIDADE DE GEST?O DOS PROJETOS E RECURSOS esta demonstrada no dossie de atividades realizadas pela entidade juntado e anexado a esta proposta no Sigcon, com informac?es sobre os varios projetos, parcerias e convenios consolidados pela entidade junto aos org?os publicos e empresas do setor privado. 4) Como e do conhecimento de todos, a Associac?o Campo das Vertentes e um coletivo de artistas de diversas matizes e areas de atuac?o cultural. Como bem diz a analise supra, o Sr. Rodrigo Cohen e Diretor Executivo da ACV. Entretanto, sua contratac?o para o projeto em quest?o (Forum de Criac?o) e exclusiva e especifica para apresentar um trabalho de ?CRIAC?O ARTISTICA? com enfase em ?PRIMEIRAS EXPERIENCIAS EM CERAMICA?, correspondendo a uma imers?o em processo criativo de desenvolvimento de objetos cenicos em barro a partir da roda de oleiro. Apos analise, feita pelo coletivo artistico da entidade, de todas as atividades e pesquisas em andamento realizadas individualmente por seus artistas, foi decidida a formatac?o da nova edic?o do projeto do Forum de Criac?o e indicado, no contexto do projeto, o grupo de artistas que deveria dele participar, embasado no atual estagio de desenvolvimento de suas pesquisas individuais, tendo tudo respaldado por curriculos e clippings com vasta comprovac?o referente a formac?o e o conhecimento na area de cada um deles, a exemplo de Rodrigo Cohen. Tambem foram solicitadas propostas orcamentarias de outros artistas onde se pode observar a compatibilidade dos custos com precos de mercado. Tais comprovac?es podem ser verificadas na documentac?o juntada e anexada no Sigcon. Para este trabalho, ao longo de 5 meses, o artista Rodrigo Cohen e n?o o diretor da ACV, fara um trabalho de Investigac?o artistica, com entrega de 5 Relatorios parciais e um video final, com liberac?o de todo o material para disponibilizac?o virtual em redes sociais e garantia de primeira exibic?o no Encontro de Compartilhamento do Forum de Criac?o da Associac?o Campo das Vertentes em Belo Horizonte.


Sobre a RELAC?O EXISTENTE ENTRE A ACV E OS PROFISSIONAIS CONTRATADOS, em complementac?o ao exposto acima e aos esclarecimentos prestados em retorno a Diligencia enviada pela Secult a Associac?o Campo das Vertentes em 02 de junho de 2023, esclarecemos: 1) N?o ha nenhuma relac?o empregaticia entre os profissionais e a Associac?o. Como ja informamos acima, a Associac?o Campo das Vertentes, e formada por um coletivo de artistas com alto grau de formac?o na area do teatro, da musica, da danca, da formac?o tecnica, da pesquisa e intersecc?o entre segmentos diversos. Irene Ziviani e Rodrigo Jeronimo, alem de Rodrigo Cohen (ja informado acima), como artistas integrantes de seu coletivo artistico, participam de ac?es e/ou atividades formativas e culturais da entidade. Especialmente, para este projeto, Irene Ziviani e Rodrigo Jeronimo, est?o sendo contratados para desenvolverem trabalhos especificos, conforme a area de formac?o e atuac?o de cada um e conforme previsto na apresentac?o e nos objetivos da proposta. 2) A Associac?o Campo das Vertentes e um coletivo de criac?o artistica, tendo como objetivo a pesquisa e o desenvolvimento de linguagens artisticas (em especial, a cenico-musical), e a formac?o artistica integrada a experiencias de montagem de espetaculos; 3) O projeto Forum de Criac?o tem como objetivo realizar ac?es que garantam espaco de investigac?o por parte de seu coletivo artistico, de maneira a garantir seu compartilhamento com um publico amplo. Diante do exposto, ratificamos o interesse de contratac?o dos profissionais referidos, embasados no conhecimento, na formac?o e na capacidade de cada um entregar um trabalho inovador, que ira garantir a gerac?o de conteudos e tecnicas que ir?o embasar as atividades de formac?o artistica e montagem de espetaculos da entidade, bem como servir?o como fonte de informac?o e pesquisa para outros profissionais da area, tendo em vista que o resultado da pesquisa sera disponibilizado, gratuitamente, no Encontro de Compartilhamento previsto pelo Forum de Criac?o e atraves das redes sociais.


RESSALVA - 67. Oportuno destacar que o adequado detalhamento de todas as ac?es e atividades a serem desenvolvidas no bojo do Projeto previsto no Plano de Trabalho visa resguardar a regular execuc?o do objeto bem como o monitoramento e posterior prestac?o de contas. Desse modo, reforcamos a necessidade do devido detalhamento de cada uma das ac?es, atividades e etapas do Forum. Fica a ressalva. Sobre o DETALHAMENTO DE TODAS AS AC?ES E ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NO BOJO DO PROJETO, entendemos estarem detalhadas no retorno que a Associac?o Campo das Vertentes inseriu no Sigcon em retorno a Diligencia enviada pela Secult em 02 de junho de 2023, onde constam, a titulo de complementac?o a Descric?o inicial apresentada: Escopo do Projeto; Objetivos esperados; Objetivos Especificos; Cronograma de Atividades; Formas de Divulgac?o; Atrac?es; DETALHAMENTO DE AC?ES E ATIVIDADES; dentre outros itens fundamentais. RESSALVA - 68. Noutro prisma, ressalva-se que deve restar claro no plano de trabalho as atividades que a OSC ira desempenhar na execuc?o do objeto, assim como qual sera seu papel efetivo da fiscalizac?o e acompanhamento da execuc?o do projeto.


RESSALVA - 76. Neste diapas?o, recomenda-se que deve restar claro no plano de trabalho as atividades que a Associac?o Campo das Vertentes ira desempenhar na execuc?o do objeto. Sobre as ATIVIDADES QUE A OSC IRA DESEMPENHAR E SEU PAPEL EFETIVO NA FISCALIZAC?O E ACOMPANHAMENTO DA EXECUC?O DO PROJETO, em complementac?o ao exposto nos itens acima e aos esclarecimentos prestados em retorno a Diligencia enviada pela Secult a Associac?o Campo das Vertentes em 02 de junho de 2023, e entendendo que a Associac?o Campo das Vertentes e a executora do projeto, esclarecemos que cabera a entidade: 1) Concepc?o, conceituac?o e detalhamento da proposta, discutida dentro do coletivo artistico da entidade; 2)Elaborac?o do Projeto; 3) Coordenac?o artistica do projeto; 4) Gest?o administrativa e financeira; 5)Contratac?o de todos os servicos conforme Planilha; 6) Coordenac?o e acompanhamento cotidiano das ac?es de Produc?o Executiva; 7) Disponibilizac?o e acompanhamento de assessoria juridica; 8)Contabilidade; 9) Planejamento e execuc?o de toda a Comunicac?o e Divulgac?o do Projeto; 10)Acompanhamento da realizac?o das Criac?es Artisticas/Investigac?es Artisticas, monitoramento e avaliac?o dos correspondentes Relatorios parciais; 11) Acompanhamento e coordenac?o das ac?es Apresentac?es Artisticas, Roda de Conversa; 12) Acompanhamento e coordenac?o do Encontro de Compartilhamento; 13) Relatorios finais e Prestac?o de Contas; 14) Interlocuc?o com a Secult ao longo de todo o projeto, desde a aprovac?o da proposta, execuc?o e prestac?o de contas final.




EXECUÇÃO DA DESPESA DO CONVÊNIO/PARCERIA
Data de Registro de Empenho Empenho Convenente / OCS Parceria Data de Registro do Pagamento Número do Documento de Pagamento Valor Pago
18/07/2023 465 9593822000106 - ASSOCIACAO CAMPO DAS VERTENTES 28/07/2023 1138 200.000,00
TOTAL: 200.000,00