Concedente / Órgão ou Entidade Estadual Parceiro: Secretaria De Estado De Cultura E Turismo
Município do Convenente / OSC Parceira: Contagem
Convenente / OSC Parceira: Instituto Neides Abreu
Convênio Siafi: 9408012 - Termo De Fomento Para Educacao De Criancas E Adolescentes
Período: 01/01/2023 a 31/12/2023
Dados atualizados em: 07/05/2025
DETALHAMENTO DO CONVÊNIO / PARCERIA | |
---|---|
Tipo de Instrumento: TERMO DE FOMENTO
|
|
Número do Convênio / Parceria SIAFI: 9408012 | Título do Convênio / Parceria: TERMO DE FOMENTO PARA EDUCACAO DE CRIANCAS E ADOLESCENTES |
Número do Plano SIGCON: 001959/2023 | Número do Convênio / Parceria SIGCON: 1271002277/2023 |
Objetivo do Convênio / Parceria: ESCOPO DO PROJETO:Realizar oficinas de Musicalidade, Brinquedos Tecnologicos e Grafite, para criancas e adolescentes em situac?o de vulnerabilidade socioeconomica na regi?o de Betim.OBJETIVOS:Os objetivos centrais deste projeto e proporcionar a 30 criancas e adolescentes em situac?o de vulnerabilidade uma oportunidade de enriquecimento cultural por meio de oficinas de musica, grafite e brinquedos tecnologicos. Essas atividades visam:Desenvolver Habilidades Artisticas e Criativas: As oficinas de musica e grafite permitir?o que os participantes explorem sua criatividade e desenvolvam habilidades artisticas. A musica pode ser uma forma de express?o emocional, enquanto o grafite oferece uma plataforma para a express?o visual.Estimular o Interesse em Tecnologia: As oficinas de brinquedos tecnologicos introduzir?o os participantes ao mundo da tecnologia de forma ludica e educativa, estimulando o interesse em STEM (Ciencia, Tecnologia, Engenharia e Matematica) desde cedo.Promover o Desenvolvimento Pessoal: Todas as atividades visam melhorar a autoestima, a confianca e as habilidades de trabalho em equipe, promovendo o crescimento pessoal dos participantes.BENEFICIOS ESPERADOS:Proporcionar a jovens da comunidade a oportunidade de inserc?o artistica e cultural em areas de seu interesse, que muitas vezes lhe s?o impedidas a vista de suas dificuldades financeiras de pagar por tais cursos.Promover habilidades sociais e culturais nos participantes, que podem lhes ser util na vida pessoal e profissionalMUSICALIDADE: As oficinas de musica desempenham um papel significativo no enriquecimento da cultura de criancas e adolescentes, proporcionando uma serie de beneficios cognitivos, emocionais e sociais. Aqui est?o alguns pontos-chave dessa relac?o:Desenvolvimento de habilidades musicais: As oficinas de musica oferecem oportunidades para que criancas e adolescentes aprendam a tocar instrumentos, cantar e compor musicas. Isso ajuda a desenvolver suas habilidades musicais, promovendo uma apreciac?o mais profunda da musica como forma de express?o cultural.Express?o criativa: A musica permite que jovens expressem suas emoc?es e pensamentos de maneira criativa e artistica. Isso ajuda a desenvolver sua autoexpress?o e a compreens?o das emoc?es, contribuindo para a sua cultura emocional.Conex?o cultural: A musica desempenha um papel fundamental em todas as culturas do mundo. Participar de oficinas de musica exp?e criancas e adolescentes a diferentes generos musicais, estilos e tradic?es culturais, promovendo a compreens?o e o respeito pela diversidade cultural.Trabalho em equipe: Muitas vezes, as oficinas de musica envolvem colaborac?o em grupo, seja em uma banda, coral ou orquestra. Isso ensina habilidades de trabalho em equipe, cooperac?o e comunicac |
|
Convenente / OSC Parceira: 34106513000101 INSTITUTO NEIDES ABREU | Unidade Orçamentária Concedente / Órgão ou Entidade Estadual Parceiro: 1271 SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO |
Interveniente:
|
|
Município do Convenente / OSC Parceira: CONTAGEM | Data Publicação: 28/12/2023 |
Vigência Inicial: 26/12/2024 | Vigência Atualizada: 11/02/2025 |
Pessoas Beneficiadas - Tipo: ADOLESCENTES - 12 A 18 ANOS | Pessoas Beneficiadas - Quantidade: 30 |
Valor Total Publicado: 100.000,00 | Valor Total Atualizado: 100.000,00 |
Valor Concedente / Órgão ou Entidade Estadual Parceiro Publicado: 0,00 | Valor Concedente / Órgão ou Entidade Estadual Parceiro Atualizado: 0,00 |
Valor Parlamentar Publicado: 100.000,00 | Valor Parlamentar Atualizado: 100.000,00 |
Valor Interveniente / Outras Fontes Publicado: 0,00 | Valor Interveniente / Outras Fontes Atualizado: 0,00 |
Valor Contrapartida Publicado: 0,00 | Valor Contrapartida Atualizado: 0,00 |
Valor Rendimentos: 0,00 | Valor Repassado pelo Concedente / Órgão ou Entidade Estadual Parceiro: 100.000,00 |
TIPO/ESPECIFICAÇÃO DE ATENDIMENTO | ||
---|---|---|
Nome | Valor Total Publicado | Valor Total Atualizado |
AQUISICAO DE BENS - CONSUMO - MATERIAL DE ESCRITORIO E PAPELARIA | 6.315,00 | 6.315,00 |
AQUISICAO DE BENS - PERMANENTE - ELETRODOMESTICO | 1.360,43 | 1.360,43 |
AQUISICAO DE BENS - PERMANENTE - ELETROELETRONICO | 0,99 | 0,99 |
AQUISICAO DE BENS - PERMANENTE - EQUIPAMENTO DE INFORMATICA | 15.527,46 | 15.527,46 |
AQUISICAO DE BENS - PERMANENTE - EQUIPAMENTOS DE SOM E IMAGEM | 10.629,68 | 10.629,68 |
AQUISICAO DE BENS - PERMANENTE - INSTRUMENTOS MUSICAIS | 15.747,24 | 15.747,24 |
AQUISICAO DE BENS - PERMANENTE - MOBILIARIO | 1.427,56 | 1.427,56 |
AQUISICAO DE BENS - PERMANENTE - OBRA DE ARTE | 5.306,64 | 5.306,64 |
SERVICOS - CAPACITACAO - OFICINAS DE CARATER CULTURAL | 43.685,00 | 43.685,00 |
ALTERAÇÕES DO CONVÊNIO | |||
---|---|---|---|
Número do Termo Aditivo | Data de Publicação do Termo Aditivo | Tipo de Termo Aditivo | Objeto |
01/PO | PRORROGAÇÃO DE OFÍCIO | ESCOPO DO PROJETO: Realizar oficinas de Musicalidade, Brinquedos Tecnologicos e Grafite, para criancas e adolescentes em situac?o de vulnerabilidade socioeconomica na regi?o de Betim. OBJETIVOS: Os objetivos centrais deste projeto e proporcionar a 30 criancas e adolescentes em situac?o de vulnerabilidade uma oportunidade de enriquecimento cultural por meio de oficinas de musica, grafite e brinquedos tecnologicos. Essas atividades visam:
BENEFICIOS ESPERADOS:
MUSICALIDADE: As oficinas de musica desempenham um papel significativo no enriquecimento da cultura de criancas e adolescentes, proporcionando uma serie de beneficios cognitivos, emocionais e sociais. Aqui est?o alguns pontos-chave dessa relac?o: Desenvolvimento de habilidades musicais: As oficinas de musica oferecem oportunidades para que criancas e adolescentes aprendam a tocar instrumentos, cantar e compor musicas. Isso ajuda a desenvolver suas habilidades musicais, promovendo uma apreciac?o mais profunda da musica como forma de express?o cultural. Express?o criativa: A musica permite que jovens expressem suas emoc?es e pensamentos de maneira criativa e artistica. Isso ajuda a desenvolver sua autoexpress?o e a compreens?o das emoc?es, contribuindo para a sua cultura emocional. Conex?o cultural: A musica desempenha um papel fundamental em todas as culturas do mundo. Participar de oficinas de musica exp?e criancas e adolescentes a diferentes generos musicais, estilos e tradic?es culturais, promovendo a compreens?o e o respeito pela diversidade cultural. Trabalho em equipe: Muitas vezes, as oficinas de musica envolvem colaborac?o em grupo, seja em uma banda, coral ou orquestra. Isso ensina habilidades de trabalho em equipe, cooperac?o e comunicac?o, que s?o valiosas n?o apenas na musica, mas em todos os aspectos da vida. Melhora na concentrac?o e disciplina: A pratica regular da musica requer disciplina e concentrac?o. Isso pode se traduzir em melhorias nas habilidades de estudo e em outras areas da vida academica. Autoestima e confianca: A medida que criancas e adolescentes desenvolvem suas habilidades musicais e tem a oportunidade de se apresentar em publico, eles ganham autoestima e confianca em si mesmos, o que e essencial para o desenvolvimento pessoal. Desenvolvimento da criatividade: A musica estimula a criatividade e a imaginac?o, o que e fundamental para o desenvolvimento cultural e intelectual das criancas e adolescentes. Em resumo, as oficinas de musica contribuem para o enriquecimento da cultura de criancas e adolescentes, n?o apenas fornecendo habilidades musicais, mas tambem promovendo o desenvolvimento pessoal, a compreens?o cultural e as habilidades sociais. Essas experiencias podem influenciar positivamente suas vidas ao longo de sua jornada de crescimento e aprendizado. BRINQUEDOS TECNOLOGICOS: As oficinas de brinquedos tecnologicos desempenham um papel importante no enriquecimento da cultura de criancas e adolescentes, proporcionando uma serie de beneficios relacionados a educac?o, criatividade e compreens?o do mundo digital. Aqui est?o alguns pontos-chave dessa relac?o: Aprendizado tecnologico: As oficinas de brinquedos tecnologicos introduzem criancas e adolescentes aos conceitos de tecnologia, programac?o e eletronica de uma maneira divertida e pratica. Isso os prepara para o mundo digital em constante evoluc?o. Criatividade e resoluc?o de problemas: Ao construir e programar brinquedos tecnologicos, os jovens s?o incentivados a serem criativos e a encontrar soluc?es para desafios tecnologicos, promovendo o pensamento critico e a resoluc?o de problemas. Empoderamento digital: A capacidade de criar e controlar tecnologia empodera as criancas e adolescentes, tornando-os mais confiantes em relac?o ao uso das ferramentas digitais e compreens?o de como elas funcionam. Alfabetizac?o digital: Participar de oficinas de brinquedos tecnologicos ajuda a melhorar a alfabetizac?o digital das criancas, tornando-as mais familiarizadas com conceitos como codificac?o, sensores e automac?o. Colaborac?o e trabalho em equipe: Muitas vezes, essas oficinas envolvem projetos em grupo, incentivando a colaborac?o e a comunicac?o entre os participantes. Conex?o com o mundo real: Brinquedos tecnologicos interativos podem ser uma forma de conectar criancas e adolescentes com aplicac?es praticas da tecnologia no mundo real, como a automac?o residencial ou a robotica industrial. Preparac?o para o futuro: A medida que a tecnologia continua a desempenhar um papel central em nossa sociedade, o conhecimento adquirido em oficinas de brinquedos tecnologicos pode preparar as criancas e adolescentes para futuras oportunidades educacionais e profissionais. Em resumo, as oficinas de brinquedos tecnologicos enriquecem a cultura das criancas e adolescentes ao promover o aprendizado tecnologico, a criatividade, o pensamento critico e a alfabetizac?o digital. Essas experiencias capacitam os jovens a compreenderem melhor o mundo digital em constante evoluc?o e a estarem preparados para os desafios e oportunidades do futuro. GRAFITE: As oficinas de grafite desempenham um papel fundamental no enriquecimento da cultura de criancas e adolescentes, oferecendo uma serie de beneficios relacionados a express?o artistica, desenvolvimento pessoal e envolvimento com a comunidade. Aqui est?o alguns pontos-chave dessa relac?o: Express?o artistica: As oficinas de grafite fornecem um meio criativo e visual para criancas e adolescentes expressarem suas ideias, emoc?es e identidade por meio da arte de rua, estimulando a criatividade e a autoexpress?o. Desenvolvimento de habilidades artisticas: Participar de oficinas de grafite permite que os jovens desenvolvam habilidades artisticas, como o uso de cores, formas, tecnicas de pintura e composic?o, contribuindo para o seu crescimento artistico. Consciencia cultural e social: O grafite muitas vezes aborda quest?es culturais, sociais e politicas, incentivando os participantes a refletirem sobre topicos importantes e a expressarem suas opini?es por meio da arte. Empoderamento e confianca: A capacidade de criar arte publica, muitas vezes apreciada pela comunidade, pode aumentar a autoestima e a confianca dos jovens, promovendo um senso de realizac?o. Inclus?o e diversidade: O grafite e uma forma de arte que valoriza a diversidade e a inclus?o, proporcionando um espaco para diferentes vozes e perspectivas, o que pode ajudar a criar uma cultura mais inclusiva entre os participantes. Senso de pertencimento: Ao participar de oficinas de grafite, criancas e adolescentes podem sentir que fazem parte de uma comunidade de artistas, o que pode fortalecer seu senso de pertencimento e identidade cultural. Habilidades de colaborac?o: Muitas vezes, o grafite e criado em colaborac?o com outros artistas, promovendo habilidades de trabalho em equipe e cooperac?o.
PUBLICO ALVO: 30 criancas e adolescentes da regi?o de Betim. Esse criterio de mensurac?o foi estipulado pela quantidade de participantes que a estrutura fisica do Instituto comporta para realizac?o das oficinas, alem de ser o possivel em virtude da limitac?o orcamentaria existente. VALOR COBRADO: As oficinas/cursos ser?o gratuitas aos participantes. O pagamento dos professores ficara a cargo dos valores repassados pela emenda e a coordenac?o e secretariado ficara por conta do Instituto. DATA: A carga horaria total sera de 736 horas, com 12 meses de projeto (vide calendario abaixo) a comecar em 2 de Janeiro de 2024 e termino em 28 de Dezembro de 2024, com cursos e oficinas ministrados de Segunda a Sabado. FORMAS DE DIVULGAC?O: A divulgac?o sera realizada por convites atraves de mobilizac?es porta-a-porta, em escolas e associac?es da regi?o, atraves de panfletos. Alem disso, havera mobilizac?o online atraves do envio de cards sobre o projeto. Ocorrera enquanto haver vagas para os cursos. DESCRIC?O DO LOCAL E ESTRUTURA FISICA: O Instituto Neides Abreu tem uma sede em uma antiga grande residencia e conta com 6 ambientes e 1 vasto quintal bem arborizado e com area cimentada para realizac?o de atividades. Dos 6 ambientes, ha uma entrada e uma sala de estar, e 4 salas para realizac?o das oficinas. Ha um filtro, geladeira, 4 armarios, 3 mesas e uma cama no local, em relac?o ao mobiliario. Ha fotos da estrutura enviadas pelo Sigcon. ATIVIDADES EXERCIDAS PELA OSC E PELOS PROFISSIONAIS A SEREM CONTRATADOS O Instituto realiza ha anos diversas atividades relacionadas a cultura, meio ambiente, educac?o e saude. Nesse contexto, possui duas secretarias contratadas e uma coordenadora dos projetos. As atividades administrativas, juridicas, de prestac?o de contas e burocraticas (como preparac?o de listas de presenca, controles de frequencia, cadastro de usuarios e acompanhamento) ficar?o a cargo destas profissionais do Instituto. Os gastos de luz, agua, telefonia, internet e etc ficar?o a cargo do Instituto, como sempre estiveram. A emenda servira para pagamento dos profissionais que realizar?o as oficinas de musica, grafite e brinquedos tecnologicos. A estes profissionais cabe a transmiss?o de seus conhecimentos aos alunos, utilizando-se dos materiais do instituto e dos que ser?o adquiridos atraves da emenda. ESSES PROFISSIONAIS realizam suas atividades atraves do MEI e emiss?o de notas fiscais eletronicas, sem carga horaria fixa, trabalhando sob demanda. Apos o inicio do projeto estes profissionais seguir?o a carga horaria fixa estipulada no cronograma, assinar?o um contrato e receber?o como MEI. Ser?o contratados para o projeto, nesse contexto, 3 profissionais diferentes: 1 profissional de musica para lecionar musicalidade aos participantes de acordo com a categoria musical que trabalha, que foram divididas em tres: musica popular, instrumentos de bateria e teoria musical. 1 profissional de grafite sera responsavel por ensinar os alunos as matrizes basicas para realizar boas pinturas e como bem manusear os equipamentos do grafite. 2 profissionais de Brinquedos Tecnologicos ser?o requeridos para separar em turnos a quantidade de participantes, que e limitada nessa oficina pela dificuldade de muitas pessoas usarem o mesmo equipamento. CRONOGRAMA GERAL: PERIODO MATUTINO: Brinquedos tecnologicos - Terca e Quinta, 9h as 12h Musica - Sabado, 9h as 11h PERIODO VESPERTINO: Brinquedos Tecnologicos - Terca, 14h as 18h Grafite - Quarta, 14h as 17h Musica - Sabado, 14h as 18h Cronograma GRAFITE As aulas de introduc?o e a entrega de certificados ser?o abertas ao publico. Publico alvo: 30 criancas e adolescentes cadastradas no instituto Preco: gratuitas Durac?o: 5 meses, fevereiro a junho Data e horario: quartas, das 14h as 17h. Materiais necessarios: Bandeja, Rolinho l? alta, Rolinho l? baixa, Rolo, Tinta Spray, Tinta Latex, Papel A4, Caps, Espatula, Luva Local: Jardim do Instituto Neides Abreu Semana 1 07/02/2024 Introduc?o ao curso: Apresentac?o do curso e demonstrac?o de algumas experiencias e videos de pintura Semana 2 14/02/2024: Como manusear os materiais para realizac?o do grafite Semana 3 21/02/2024: Testando pinturas em papeis Semana 4 28/02/2024: Tecnicas manuais para realizac?o de pinturas em telas Semana 5 06/03/2024: Pinturas de telas: utilizac?o de tinta spray Semana 6 13/03/2024: Pinturas de telas: utilizac?o de tinta spray Semana 7 20/03/2024: Pinturas de telas: utilizac?o de tinta spray Semana 8 27/03/2024: Pinturas de telas: utilizac?o de tinta spray Semana 9 03/04/2024: Pinturas de telas: tecnicas de pintura - Giratoria Semana 10 10/04/2024: Pinturas de telas: tecnicas de pintura - Transversal Semana 11 17/04/2024: Pinturas de telas: tecnicas de pintura - Em blocos Semana 12 24/04/2024: Pinturas de telas: tecnicas de pintura - Contornos Semana 13 01/05/2024: Pinturas de telas: copiando imagens Semana 14 08/05/2024: Pinturas de telas: copiando imagens Semana 15 15/05/2024: Criac?o de estilo proprio Semana 16 22/05/2024: Historia do grafite e pintura reivindicatoria Semana 17 29/05/2024: Pinturas de telas: estilo livre Semana 18 05/06/2024: Pintura de telas: estilo livre Semana 19 12/06/2024: Pintura do muro do Instituto Semana 20 19/06/2024: Pintura do muro do Instituto Semana 21 26/06/2024: Entrega de certificados e finalizac?o do curso CRONOGRAMA de Brinquedos Tecnologicos Escopo da Oficina: Introduzir criancas de 10 a 14 anos ao universo das novas tecnologias por meio da criac?o e experimentac?o com brinquedos tecnologicos, incentivando a familiarizac?o e a divers?o com conceitos modernos. As aulas de introduc?o e a entrega de certificados ser?o abertas ao publico. Publico alvo: 30 criancas e adolescentes cadastradas no instituto Preco: gratuitas Durac?o: 10 meses, Janeiro a Novembro Materiais necessarios: Ferramentas, notebooks, projetor e robos. Local: Sala 3 do Instituto Neides Abreu Turma 1: Terca-Feira - 09:00 as 11:00 Turma 2: Terca-Feira - 14:00 as 16:00 Turma 3: Quinta-Feira - 09:00 as 11:00 Turma 4: Quinta Feira - 14:00 as 16:00
Semana 1 15/01/2024 - 19/01/2024 Introduc?o Apresentac?o do curso e demonstrac?o de algumas experiencias e videos Semana 2 22/01/2024 - 26/01/2024 Escavadeira Hidraulica - Pecas e Ferramentas Exposic?o dos conceitos das pecas, ferramentas e teorias utilizadas na montagem Semana 3 29/01/2024 - 02/02/2024 Escavadeira Hidraulica - Montagem Montagem do brinquedo junto aos participantes Semana 4 05/02/2024 - 09/02/2024 Escavadeira Hidraulica - Atividades e Brincadeiras Brincadeiras e atividades com as criancas utilizando o brinquedo montado Semana 5 12/02/2024 - 16/02/2024 Labirinto Eletrico - Pecas e Ferramentas Exposic?o dos conceitos das pecas, ferramentas e teorias utilizadas na montagem. Elaborac?o do labirinto Semana 6 19/02/2024 - 23/02/2024 Labirinto Eletrico - Montagem Montagem do brinquedo junto aos participantes Semana 7 26/02/2024 - 01/03/2024 Labirinto Eletrico - Atividades e Brincadeiras Brincadeiras e atividades com as criancas utilizando o brinquedo montado Semana 8 04/03/2024 - 08/03/2024 Tricerobot - Pecas e Ferramentas Exposic?o dos conceitos das pecas, ferramentas e teorias utilizadas na montagem Semana 9 11/03/2024 - 15/03/2024 Tricerobot - Montagem Montagem do brinquedo junto aos participantes Semana 10 18/03/2024 - 22/03/2024 Tricerobot - Atividades e Brincadeiras Brincadeiras e atividades com as criancas utilizando o brinquedo montado Semana 11 25/03/2024 - 29/03/2024 Aranha Robo - Pecas e Ferramentas Exposic?o dos conceitos das pecas, ferramentas e teorias utilizadas na montagem Semana 12 01/04/2024 - 05/04/2024 Aranha Robo - Montagem e Atividades Montagem do brinquedo junto aos participantes Semana 13 08/04/2024 - 12/04/2024 Aranha Robo - Atividades e Brincadeiras Brincadeiras e atividades com as criancas utilizando o brinquedo montado Semana 14 15/04/2024 - 19/04/2024 Introduc?o a Eletronica basica Exposic?o dos conceitos de eletricidade e componentes eletronicos Semana 15 22/04/2024 - 26/04/2024 Introduc?o a Programac?o em blocos Exposic?o dos conceitos de programac?o e logica de programac?o por meio de jogos e dinamicas Semana 16 29/04/2024 - 03/05/2024 Introduc?o a Arduino Introduc?o ao microcontrolador, uni?o de eletronica e programac?o Semana 17 06/05/2024 - 10/05/2024 Brinquedo Genius - Elaborac?o Exposic?o dos conceitos aplicados e elaborac?o do projeto do brinquedo Semana 18 13/05/2024 - 17/05/2024 Brinquedo Genius - Montagem Montagem do brinquedo junto aos participantes Semana 19 20/05/2024 - 24/05/2024 Brinquedo Genius - Programac?o Programac?o do brinquedo Semana 20 27/05/2024 - 31/05/2024 Brinquedo Genius - Atividades e Brincadeiras Brincadeiras e atividades com as criancas utilizando o brinquedo montado Semana 21 03/06/2024 - 07/06/2024 Carro Robo - Pecas e Ferramentas Exposic?o dos conceitos das pecas, ferramentas e teorias utilizadas na montagem Semana 22 10/06/2024 - 14/06/2024 Carro Robo - Montagem Montagem do brinquedo junto aos participantes e atividades em sala com o brinquedo Semana 23 17/06/2024 - 21/06/2024 Carro Robo - Seguidor de Linha Programac?o e Atividades com o carro robo na configurac?o seguidor de linha Semana 24 24/06/2024 - 28/06/2024 Carro Robo - Barreiras Programac?o e Atividades com o carro robo na configurac?o de desvio de barreiras Semana 25 01/07/2024 - 05/07/2024 Carro Robo - Controle Remoto Programac?o e Atividades com o carro robo na configurac?o controle remoto bluetooth Semana 26 08/07/2024 - 12/07/2024 Carro Robo - Atividades e Brincadeiras Brincadeiras e atividades com as criancas utilizando o brinquedo montado Ferias 15/07/2024 - 19/07/2024 Ferias Ferias 22/07/2024 - 26/07/2024 Ferias Ferias 29/07/2024 - 02/08/2024 Ferias Semana 27 05/08/2024 - 09/08/2024 Braco Robotico - Pecas e Ferramentas Exposic?o dos conceitos das pecas, ferramentas e teorias utilizadas na montagem Semana 28 12/08/2024 - 16/08/2024 Braco Robotico - Montagem Montagem do brinquedo junto aos participantes e atividades em sala com o brinquedo Semana 29 19/08/2024 - 23/08/2024 Braco Robotico - Controle Remoto Programac?o e Atividades com o braco robotico na configurac?o controle remoto bluetooth Semana 30 26/08/2024 - 30/08/2024 Braco Robotico - Introduc?o a Rotinas Programac?o e Atividades com o braco robotico na configurac?o controle remoto bluetooth Semana 31 02/09/2024 - 06/09/2024 Braco Robotico - Atividades e Brincadeiras Brincadeiras e atividades com as criancas utilizando o brinquedo montado Semana 32 09/09/2024 - 13/09/2024 Carro com Braco - Pecas e Ferramentas Exposic?o dos conceitos das pecas, ferramentas e teorias utilizadas na montagem Semana 33 16/09/2024 - 20/09/2024 Carro com Braco - Montagem Montagem do brinquedo junto aos participantes e atividades em sala com o brinquedo Semana 34 23/09/2024 - 27/09/2024 Carro com Braco - Sensores e Atuadores Exposic?o dos conceitos e testes com sensores e atuadores Semana 35 30/09/2024 - 04/10/2024 Carro com Braco - Sensor de Cores Programac?o e Atividades com o carro com braco na configurac?o sensores de corres Semana 36 07/10/2024 - 11/10/2024 Carro com Braco - Ultrassom Programac?o e Atividades com o carro com braco na configurac?o Ultrassom Semana 37 14/10/2024 - 18/10/2024 Carro com Braco - Atividades e Brincadeiras Brincadeiras e atividades com as criancas utilizando o brinquedo montado Semana 38 21/10/2024 - 25/10/2024 Projeto fim de curso - Desenvolvimento Desenvolvimento de maquetes domoticas pelos alunos utilizando os conceitos aprendidos Semana 39 28/10/2024 - 01/11/2024 Projeto fim de curso - Montagem Desenvolvimento de maquetes domoticas pelos alunos utilizando os conceitos aprendidos Semana 40 04/11/2024 - 08/11/2024 Projeto fim de curso - Apresentac?o Desenvolvimento de maquetes domoticas pelos alunos utilizando os conceitos aprendidos CRONOGRAMA MUSICA As aulas de introduc?o e a entrega de certificados e shows ser?o abertas ao publico. Publico alvo: 30 criancas e adolescentes cadastradas no instituto Preco: gratuitas Durac?o: 12 meses, Janeiro a Dezembro Data e horario: Sabados, das 8h as 12h. Materiais necessarios: Instrumentos musicais, itens de papelaria Local: sala de reuni?es do Instituto Neides Abreu Turma 1: 15 alunos Turma 2: 15 alunos As aulas ser?o quinzenais para cada turma. A primeira semana atendera a turma 1 de musica popular, e a segunda semana atendera a turma 2 com samba, assim por diante. Semana 1 20/01/2024: Introduc?o ao curso: Apresentac?o do curso e dinamicas de grupo Semana 2 27/01/2024: Introduc?o ao curso: Apresentac?o do curso e dinamicas de grupo Semana 3 03/02/2024: Historia da musica: musica popular Semana 4 10/02/2024: Historia da musica: Samba Semana 5 17/02/2024: Teoria musical basica Semana 6 24/02/2024: Teoria musical basica Semana 7 02/03/2024: Teoria musical basica Semana 8 09/03/2024: Teoria musical basica Semana 9 16/03/2024: Viol?o Semana 10 23/03/2024: Os alunos escolher?o seus instrumentos dentre as opc?es da bateria Semana 11 30/03/2024: Viol?o Semana 12 06/04/2024: Aula com Surdos, Caixas, Tamborins, Pandeiros, Cuicas, Chocalhos, Repiques, Agogos e Reco Reco. Semana 13 13/04/2024: Viol?o Semana 14 20/04/2024: Aula com Surdos, Caixas, Tamborins, Pandeiros, Cuicas, Chocalhos, Repiques, Agogos e Reco Reco. Semana 15 27/04/2024: Viol?o Semana 16 04/05/2024: Aula com Surdos, Caixas, Tamborins, Pandeiros, Cuicas, Chocalhos, Repiques, Agogos e Reco Reco. Semana 17 11/05/2024: Viol?o Semana 18 18/05/2024: Aula com Surdos, Caixas, Tamborins, Pandeiros, Cuicas, Chocalhos, Repiques, Agogos e Reco Reco. Semana 19 25/05/2024: Viol?o Semana 20 01/06/2024: Aula com Surdos, Caixas, Tamborins, Pandeiros, Cuicas, Chocalhos, Repiques, Agogos e Reco Reco. Semana 21 08/06/2024: Viol?o Semana 22 15/06/2024: Aula com Surdos, Caixas, Tamborins, Pandeiros, Cuicas, Chocalhos, Repiques, Agogos e Reco Reco. Semana 23 22/06/2024: Viol?o Semana 24 29/06/2024: Aula com Surdos, Caixas, Tamborins, Pandeiros, Cuicas, Chocalhos, Repiques, Agogos e Reco Reco. Semana 25 06/07/2024: Pandeiro, Cavaquinho e Triangulo Semana 26 13/07/2024: Aula com Surdos, Caixas, Tamborins, Pandeiros, Cuicas, Chocalhos, Repiques, Agogos e Reco Reco. Semana 27 20/07/2024: Pandeiro, Cavaquinho e Triangulo Semana 28 27/07/2024: Aula com Surdos, Caixas, Tamborins, Pandeiros, Cuicas, Chocalhos, Repiques, Agogos e Reco Reco. Semana 29 03/08/2024: Pandeiro, Cavaquinho e Triangulo Semana 30 10/08/2024: Aula com Surdos, Caixas, Tamborins, Pandeiros, Cuicas, Chocalhos, Repiques, Agogos e Reco Reco. Semana 31 17/08/2024: Pandeiro, Cavaquinho e Triangulo Semana 32 24/08/2024: Aula com Surdos, Caixas, Tamborins, Pandeiros, Cuicas, Chocalhos, Repiques, Agogos e Reco Reco. Semana 33 30/08/2024: Pandeiro, Cavaquinho e Triangulo Semana 34 07/09/2024: Aula com Surdos, Caixas, Tamborins, Pandeiros, Cuicas, Chocalhos, Repiques, Agogos e Reco Reco. Semana 35 14/09/2024: Pandeiro, Cavaquinho e Triangulo Semana 36 21/09/2024: Aula com Surdos, Caixas, Tamborins, Pandeiros, Cuicas, Chocalhos, Repiques, Agogos e Reco Reco. Semana 37 28/09/2024: Flauta, Teclado e Xilofone Semana 38 05/10/2024: Aula com Surdos, Caixas, Tamborins, Pandeiros, Cuicas, Chocalhos, Repiques, Agogos e Reco Reco. Semana 39 12/10/2024: Flauta, Teclado e Xilofone Semana 40 19/10/2024: Aula com Surdos, Caixas, Tamborins, Pandeiros, Cuicas, Chocalhos, Repiques, Agogos e Reco Reco. Semana 41 26/10/2024: Flauta, Teclado e Xilofone Semana 42 02/11/2024: Aula com Surdos, Caixas, Tamborins, Pandeiros, Cuicas, Chocalhos, Repiques, Agogos e Reco Reco. Semana 43 09/11/2024: Flauta, Teclado e Xilofone Semana 44 16/11/2024: Aula com Surdos, Caixas, Tamborins, Pandeiros, Cuicas, Chocalhos, Repiques, Agogos e Reco Reco. Semana 45 23/11/2024: Preparac?o Apresentac?o Semana 46 30/11/2024: Preparac?o Apresentac?o Semana 47 07/12/2024: Preparac?o Apresentac?o Semana 48 14/12/2024: Preparac?o Apresentac?o Semana 49 21/12/2024: Apresentac?o final: aberta a comunidade Semana 50 28/12/2024: Apresentac?o Final: aberta a comunidade JUSTIFICATIVA DE MATERIAIS ADQUIRIDOS: Para as oficinas de grafite, ser?o adquiridas ferramentas, como o rolinho, os pinceis, as telas, os rolos, as mascaras, as luvas e materiais de papelaria em geral, para que seja possivel manusear as tintas de forma segura e eficaz, em quantidades que seja possivel treinar e realizar diversos desenhos artisticos. Em paralelo, para as oficinas de musicalidade, ser?o adquiridos diversos instrumentos musicais, sobretudo aqueles relacionados a baterias e musica popular, por apresentarem maior facilidade e rapidez para aprendizado e por serem instrumentos musicais coletivos, exigindo e beneficiando o trabalho em grupo. Alem disso, ferramentas de apoio como microfones e caixas de som com tripe ser?o adquiridas para suporte de tais instrumentos. Por fim, para as oficinas de brinquedos tecnologicos, ser?o adquiridos kits de brinquedos tecnologicos em pecas para montagem, com graduac?o de niveis de dificuldade para montagem para que haja compreens?o das diferentes tecnologias presentes na atualidade. Alem disso, ser?o adquiridas ferramentas de apoio, como notebooks e projetores para apoio as aulas e a conex?o dos brinquedos, mas tambem multimetros, sensores, gaveteiro, alicates, tesouras e instrumentos de medida e montagem de forma geral, todos necessarios a construc?o de cada um dos brinquedos, em quantidades necessarias. Itens e Justificativa 15x Borrachas - material de papelaria para uso coletivo dos alunos das oficinas no preenchimento de suas folhas 15x Canetas - material de papelaria para uso coletivo dos alunos das oficinas no preenchimento de suas folhas 2x Grampeadores - material de papelaria para uso coletivo dos alunos das oficinas no preenchimento de suas folhas 2x Caixa de Grampos - material de papelaria para uso coletivo dos alunos das oficinas no preenchimento de suas folhas 2x Caixa de Clips - material de papelaria para uso coletivo dos alunos das oficinas no preenchimento de suas folhas 20x Lapis - material de papelaria para uso coletivo dos alunos das oficinas no preenchimento de suas folhas 3x Pacote de 500 Folhas - material de papelaria para uso coletivo dos alunos das oficinas no preenchimento de suas folhas 10x Apontadores - material de papelaria para uso coletivo dos alunos das oficinas no preenchimento de suas folhas 5x Apagador - material de papelaria para uso dos professores das oficinas para escrita no quadro. 8x Reabastecedor Preto - material de papelaria para uso dos professores das oficinas para escrita no quadro. 8x Reabastecedor Azul - material de papelaria para uso dos professores das oficinas para escrita no quadro. 8x Reabastecedor Vermelho - material de papelaria para uso dos professores das oficinas para escrita no quadro. 4x Pincel Preto - ferramenta necessaria para a realizac?o de pinturas nas oficinas de grafite 4x Pincel Azul - ferramenta necessaria para a realizac?o de pinturas nas oficinas de grafite 4x Pincel Vermelho - ferramenta necessaria para a realizac?o de pinturas nas oficinas de grafite 200x Tinta Spray - ferramenta necessaria para a realizac?o de pinturas nas oficinas de grafite 20x Rolinho 15cm espuma - ferramenta necessaria para a realizac?o de pinturas nas oficinas de grafite 20x Rolinho 9cm espuma - ferramenta necessaria para a realizac?o de pinturas nas oficinas de grafite 60x Mascara PFF2 - ferramenta necessaria para a protec?o dos alunos na realizac?o de pinturas nas oficinas de grafite 10x Rolo l? alta - ferramenta necessaria para a realizac?o de pinturas nas oficinas de grafite 10x Rolo l? baixa - ferramenta necessaria para a realizac?o de pinturas nas oficinas de grafite 60x Luva tatil - ferramenta necessaria para a protec?o dos alunos na realizac?o de pinturas nas oficinas de grafite 1x Palitos de churrasco - ferramenta necessaria para segurar pinturas nas oficinas de grafite 80x Cartolinas coloridas - ferramenta necessaria para a realizac?o de pinturas nas oficinas de grafite 10x Tinta guache - ferramenta necessaria para a realizac?o de pinturas nas oficinas de grafite 1x Cola branca - ferramenta necessaria para colar as pinturas nas oficinas de grafite 10x Placas de isopor - material para pintura 2x Cola quente - ferramenta necessaria para colar as pinturas nas oficinas de grafite 4x Viol?o - Instrumento basico para uso coletivo com revezamento dos alunos, a ser tratado pelo professor de musica popular 2x Teclado - Instrumento para uso coletivo nas aulas de musica popular 4x Surdo - Instrumento basico para uso nas oficinas de musica de bateria. Necessarios 4 para harmonizac?o coletiva. um Surdo de 1?, um Surdo de 2? e dois Surdos de 3? 2x Repique - Instrumento basico para uso nas oficinas de musica de bateria. 2 repiques s?o necessarios para a harmonizac?o da bateria 6x Caixa - Instrumento basico para uso nas oficinas de musica de bateria. 6 caixas s?o necessarias para a harmonizac?o da bateria, devido a sua caracteristica coletiva. 6x Chocalho - Instrumento basico para uso nas oficinas de musica de bateria. 6 chocalhos s?o necessarios para a harmonizac?o da bateria, devido a sua caracteristica coletiva. 7x Tamborim - Instrumento basico para uso nas oficinas de musica de bateria. 7 tamborins s?o necessarios para a harmonizac?o da bateria, devido a sua caracteristica coletiva. 4x Cuica - Instrumento Basico para uso coletivo nas oficinas de musica de bateria, quantidade coerente com o tamanho da bateria 6x Agogo - Instrumento basico para uso nas oficinas de musica de bateria. 6 agogos s?o necessarios para a harmonizac?o da bateria, devido a sua caracteristica coletiva. 4x Reco-reco - Instrumento Basico para uso coletivo nas oficinas de musica de bateria, quantidade coerente com o tamanho da bateria 2x Cavaquinho - Instrumento Basico para uso coletivo nas oficinas de musica popular, para revezamento entre alunos interessados. 50x Flauta - Instrumento Basico para uso coletivo nas oficinas de musica, cada uma para um aluno, professor e algumas reservas. 6x Xilofone - Instrumento Basico para uso coletivo nas oficinas de musica popular, para revezamento entre alunos interessados. 6x Pandero - Instrumento Basico para uso coletivo nas oficinas de musica popular, para revezamento entre alunos interessados. 6x Triangulo - Instrumento Basico para uso coletivo nas oficinas de musica popular, para revezamento entre alunos interessados. 3x Caixa de som com amplificador - Ferramenta de apoio aos instrumentos 3x Tripe de caixa de som - Ferramenta de apoio aos instrumentos 3x Microfone - Ferramenta de apoio aos instrumentos, utilizada tambem para canto e falas. 40x Bandeja - Ferramenta para conter as tintas. Uma para cada aluno e algumas reservas para as oficinas de grafite. 30x Cerda gris 2,5" - Ferramenta para pintura, para cada aluno da oficina de grafite. 40x Armac?o de rolinho - ferramenta para apoio aos rolinhos de pintura, condizente com o numero de rolos. 6x tinta latex - latas de tinta para pintura nas oficinas de grafite. 20x Espatula - ferramenta auxiliar para as oficinas de grafite. 70x Caps - ferramenta auxiliar para as oficinas de grafite. 3x Tela para pintura - ferramenta para as pinturas das oficinas de grafite. 5x Kit carro robo com braco - brinquedo tecnologico a ser utilizado nas oficinas, cada um para um grupo de 5 alunos, justificando a quantidade. 5x Aranha robo - brinquedo tecnologico a ser utilizado nas oficinas, cada um para um grupo de 5 alunos, justificando a quantidade. 5x Tricerabot - brinquedo tecnologico a ser utilizado nas oficinas, cada um para um grupo de 5 alunos, justificando a quantidade. 5x Prato para parafusos - ferramenta para auxiliar na construc?o dos brinquedos 5x Gaveteiro - material para guardar e organizar as ferramentas e brinquedos 5x Sensor de cor - ferramenta para auxiliar na construc?o dos brinquedos 2x Kit Ferramentas - ferramenta para auxiliar na construc?o dos brinquedos 2x Multimetro - ferramenta para auxiliar na construc?o dos brinquedos 2x Alicate de Precis?o - ferramenta para auxiliar na construc?o dos brinquedos
2x Kit de Soldagem - ferramenta para auxiliar na construc?o dos brinquedos 2x NOTEBOOK - ferramenta para a construc?o dos brinquedos, para as aulas e utilizac?o dos alunos nas oficinas 1x Tela de projec?o - material para as aulas e utilizac?o dos professores nas oficinas 1x Projetor - material para as aulas e utilizac?o dos professores nas oficinas 5x Escavadeira Hidraulica - ferramenta para auxiliar na construc?o dos brinquedos 5x Ventilador - ferramenta para auxiliar no controle de temperatura dos brinquedos e da sala de modo geral, a promover o bem-estar dos alunos e professores nas oficinas
3x Arame Galvanizado - kg - ferramenta para auxiliar na construc?o dos brinquedos 5x Buzzer Passivo - ferramenta para auxiliar na construc?o dos brinquedos 1x Cabo Singelo 1,5mm? - ferramenta para auxiliar na construc?o dos brinquedos 5x Pistola de Cola quente - ferramenta para auxiliar na construc?o dos brinquedos 10x Switch - ferramenta para auxiliar na construc?o dos brinquedos 10x Fonte 5V - ferramenta para auxiliar na construc?o dos brinquedos 5x Alicate de bico redondo - ferramenta para auxiliar na construc?o dos brinquedos 8x Conector jack - ferramenta para auxiliar na construc?o dos brinquedos 5x Ferro de Solda - ferramenta para auxiliar na construc?o dos brinquedos 5x Estanho - ferramenta para auxiliar na construc?o dos brinquedos 5x Kit Eletronica - ferramenta para auxiliar na construc?o dos brinquedos 5x Arduino - ferramenta para auxiliar na construc?o dos brinquedos 25x Bot?o de press?o com led - ferramenta para auxiliar na construc?o dos brinquedos
101x Cabo de Par Trancado 8 vias - ferramenta para auxiliar na construc?o dos brinquedos 5x Tesoura - ferramenta para auxiliar na construc?o dos brinquedos 6x Conjunto de Canetinhas Coloridas - ferramenta para auxiliar no desenho dos brinquedos 18x Pinceis - ferramenta para auxiliar na construc?o e limpeza dos brinquedos 12 meses - Professor de Musica - Professor de musica de bateria, musica popular e teoria musical. 10 meses - Oficineiro de Brinquedos e Tecnologia 1 - Professor especializado na area de robotica, que alem das oficinas, realizara a manutenc?o dos brinquedos 10 meses - Oficineiro de Brinquedos e Tecnologia 2 - Professor especializado que realizara as oficinas no periodo vespertino 5 meses - Professor de Grafite - Professor que ensinara as principais tecnicas do grafite e construira diversas obras com os alunos nesse periodo JUSTIFICATIVA PARA NOTEBOOK DA MARCA DELL E PROJETOR DA MARCA EPSON: Qualidade Reconhecida: A Dell e a Epson s?o conhecidas por produzir produtos de alta qualidade e confiaveis. As marcas tem uma reputac?o positiva no instituto, isso justifica a escolha, pois se esta priorizando a qualidade do produto. Padr?o Institucional: A Dell, para notebooks e a Epson para projetores s?o a marca padr?o utilizada no instituto, e sensato manter essa consistencia. Isso facilita a gest?o de TI, a manutenc?o e a integrac?o com outros sistemas ou dispositivos ja em uso. Compatibilidade e Suporte: Utilizar a mesma marca facilita a padronizac?o dos dispositivos, o que pode resultar em maior compatibilidade entre os sistemas. Alem disso, o suporte tecnico e a garantia oferecidos pela Dell e Epson podem ser um fator adicional de confianca. Experiencia Positiva Anterior: A instituic?o ja teve uma experiencia positiva com produtos Dell e Epson no passado, isso e um indicativo de confiabilidade e satisfac?o, justificando a escolha da marca novamente. Preco Competitivo: Os notebooks Dell e os projetores Epson tem precos semelhantes aos de outras marcas, e a qualidade e considerada superior, ent?o a escolha pode ser financeiramente justificada. Isso e especialmente verdadeiro pois a Dell e a Epson oferecem especificac?es semelhantes ou superiores aos concorrentes pelo mesmo preco. Facilidade de Aquisic?o: A instituic?o ja tem um relacionamento estabelecido com fornecedores da Dell e Epson, havendo vantagens logisticas e administrativas ao continuar utilizando essa marca. Em resumo, a escolha da marca Dell para os notebooks e Epson para projetores nos orcamentos parece ser baseada em considerac?es de qualidade, consistencia institucional, experiencia positiva anterior e competitividade de preco. Esses s?o fatores importantes que podem contribuir para a eficiencia operacional e a satisfac?o dos usuarios finais. |
EXECUÇÃO DA DESPESA DO CONVÊNIO/PARCERIA | |||||
---|---|---|---|---|---|
Data de Registro de Empenho | Empenho | Convenente / OCS Parceria | Data de Registro do Pagamento | Número do Documento de Pagamento | Valor Pago |
28/12/2023 | 907 | 34106513000101 - INSTITUTO NEIDES ABREU | 09/02/2024 | 132 | 50.000,00 |
28/12/2023 | 908 | 34106513000101 - INSTITUTO NEIDES ABREU | 09/02/2024 | 133 | 50.000,00 | TOTAL: | 100.000,00 |